Na Covilhã, o Dia Municipal para a Igualdade celebra-se a 24 de outubro. Para assinalar este dia, a CooLabora organizou um evento online que juntou cerca de 600 alunos e alunas de três escolas: Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, Escola Secundária Campos Melo e Escola Secundária Quinta das Palmeiras.

Desta forma, as três escolas, pela voz dos seus alunos e alunas, "apresentaram as propostas para que estes espaços sejam lugares mais amigos da igualdade de género", revala a CooLabora, em comunicado. Estas propostas foram criadas através de um processo participativo e, sublinha a mesma fonte, "vêm mostrar como é essencial que a cidadania faça parte dos currículos escolares".

 

 

Participaram nesta iniciativa estudantes entre os 10 e os 15 anos, que destacaram, por exemplo, a importância de se criarem equipas mistas de futebol, de se organizar uma semana da igualdade ou de se realizarem campanhas que combatam os estereótipos de género nas escolhas profissionais.

O evento contou com a presença de representantes de organizações não governamentais que trabalham este tema, investigadoras de vários centros universitários e a vereadora responsável pelo pelouro da educação na Covilhã. De igual forma, a sessão contou com representantes de três direcções destas escolas, bem como dezenas de professores, "a quem cabe acolher algumas das muitas ideias ouvidas", destaca esta cooperativa de intervenção social.

 

 

foto webinário

 

 

Este webinar incluiu ainda o lançamento do concurso multimédia "Gente Rebelde", que desafia alunos e alunas dos 3 concelhos da Cova da Beira apresentem vídeos, animações ou jogos que combatam os estereótipos de género.

Para mais informações, visita: https://coolabora.pt/