A "aterragem" da comitiva espacial no Pavilhão do Conhecimento terá lugar na sexta-feira, 19 de Julho, às 14h30. A partir desta hora, os estudantes irão, divididos por equipas, simular algum do trabalho que vai ser necessário para criar uma base lunar.

Com a ajuda de uma impressora 3D, por exemplo, vão criar uma maquete da base lunar. Os vários módulos ficarão a imprimir durante a noite e estarão prontos quando as equipas acordarem. Outra das tarefas passa por construir antenas de emissão e recepção de sinais rádio que permitam a troca de mensagens entre a base lunar e a Terra.

Outros tópicos em destaque, revela o centro Ciência Viva, em comunicado, serão a preparação física e alimentação dos astronautas ou a ánalise de minerais do solo lunar. Os trabalhos serão apresentados no dia seguinte. 

A iniciativa parte do ESERO Portugal (European Space Education Resource Office-Portugal) com o apoio da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - FPUL, Associação de Radioamadores da Região de Lisboa - AARLx, BEEVERYCREATIVE e Frueat.

Podes consultar o programa completo aqui