A Câmara Municipal de Sintra e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa vão, em conjunto, desenvoler o projeto "Sintra Cresce Saudável". O projeto, depois de aprovado em reunião de executivo um contrato no valor de 92 mil euros para o seu desenvolvimento, vai passar a estar presente em 12 Agrupamentos de Escolas do concelho.

O projeto "Sintra Cresce Saudável" tem por objetivo a capacitação da comunidade escolar "na promoção da saúde, combinando estratégias educacionais com práticas sustentáveis e ambientais, alimentação saudável e atividade física", partilha o munícipio de Sintra em comunicado. “Sabemos que estas são aprendizagens para a vida, que fomentam novos e mais saudáveis estilos de vida nas nossas escolas e nas famílias”, afirmou Basílio Horta, presidente da autarquia.

Iniciado em 2017, o "Sintra Cresce Saudável" é um projeto municipal que pretende promover um estilo de vida saudável nas escolas do 1º. ciclo do ensino básico. No ano letivo de 2022/2023, abrangia "mais de 4.800 alunos e respetivos professores e famílias de oito agrupamentos". Neste ano passa a envolver "mais de 7.300 alunos do 1º ciclo", de 12 agrupamentos escolares.

Distinguido a nível nacional e europeu, o projeto "Sintra Cresce Saudável" resulta da parceria da Câmara Municipal de Sintra com algumas instituições como a Escola Superior de Comunicação Social e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, a Faculdade de Medicina - Laboratório de Nutrição e a Faculdade de Motricidade Humana ambas da Universidade de Lisboa.

Para mais informações sobre o projeto, clica aqui