O regresso à escola durante a pandemia de Covid-19 é o tema do concurso de vídeo abcovid.pt, promovido por estagiários da Hovione. O desafio, lançado no site https://abcovid.pt, vai eleger os melhores vídeos com conselhos sobre como viver com o vírus e arranca no final do ano letivo para terminar a 21 de setembro no novo ano escolar.

O concurso, exclusivamente dirigido a estudantes do ensino secundário e básico, prolonga-se por dez semanas, até 27 de agosto. Todas as semanas, serão escolhidos os 10 melhores vídeos com até 1 minuto, sendo o valor do prémio semanal para o melhor vídeo de 350 euros, que será entregue aos autores. Até 31 de agosto, será feita uma seleção dos 100 trabalhos finalistas.

 

 

O júri é constituído pela YouTuber SofiaBBeauty (ou Sofia Barbosa); pelo TikTokker Lourenço Copeto, e pelos cientistas Alexandre QuintanilhaPedro Simas e Mafalda Paiva (investigadora da Hovione).

A 21 de Setembro, este júri irá anunciar os três melhores trabalhos e entregará ao vencedor um prémio de 3 000 euros e aos segundo e terceiro classificados 1 500 euros e 1 000 euros, respetivamente.

 

 

Os critérios de avaliação dos vídeos são a criatividade, originalidade, factualidade científica e execução. Semanalmente, serão também feitas menções honrosas a filmes que se distingam, mas que não possam ser incluídos no concurso, por excederem o tempo de 1 minuto ou por os autores não serem estudantes do ensino secundário.

Todos os vídeos terão de se basear em fontes científicas ou fontes que referenciam diretamente uma fonte científica. Para tal, todas as candidaturas terão de identificar as suas fontes para que a candidatura seja considerada válida.

 

 

A equipa que gere o projeto é composta exclusivamente por estagiários da Hovione, e é supervisionada pela multinacional portuguesa que apoia e financia este projeto. O abcovid.pt propõe-se ajudar a criar uma dinâmica informativa que permita aos alunos – autores dos vídeos a concurso -, professores e auxiliares viverem este período com mais e melhor informação sobre os comportamentos a adotar para evitar riscos e reduzir a propagação do vírus.

O abcovid.pt visa informar os estudantes, professores e auxiliares educativos sobre as precauções a adotar e a prevenção do risco de contaminação pelo covid-19, e, simultaneamente, estimular o interesse pelos temas da ciência e da saúde e promover a criatividade dos jovens.