A Porto Editora anunciou hoje, através de comunicado, a decisão de dar acesso gratuito a todos os alunos dos ensinos básico e secundário à sua plataforma de e-learning Escola Virtual. A decisão é vista como uma "forma de diminuir o impacto negativo" que a pausa letiva decretada ontem pelo Governo "possa ter nas aprendizagens nesta fase do ano letivo". A medida vigora durante o período de pausa letiva e permitie o acesso aos conteúdos educativos digitais do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

A Escola Virtual é uma plataforma de ensino e aprendizagem, de subscrição anual paga, da responsabilidade do Grupo Porto Editora. Criado em 2005, permite a utilização, em computador e dispositivos móveis, de conteúdos educativos digitais e interativos relacionados com os currículos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

 
Para o administrador da Porto Editora, Vasco Teixeira, o contexto de combate ao alastramento do surto do novo coronavírus é "uma situação excecional, que nos desafia, enquanto sociedade, a encontrar soluções para os problemas que se nos deparam". Este cenário, que inclui o fecho das escolas, poderá trazer, acrescenta o administrador, "um grau de instabilidade e alguma ansiedade". "É isso que queremos diluir com esta iniciativa", destaca.

Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou os encarregados de educação terão de se registar na plataforma, identificando o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade. A partir daí, ficam disponíveis os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares adotados no respetivo estabelecimento de ensino para esse ano de escolaridade, assegura a Porto Editora.

 

 

 

Professores incluídos

A abertura da plataforma alarga-se também aos professores que poderão "organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos por simples email", destaca a Porto Editora. Poderão ainda criar na plataforma as suas turmas, partilhando conteúdos e monitorizando todo o trabalho dos seus alunos através de tarefas.

De acordo com a mesma fonte, a equipa pedagógica da Escola Virtual estará disponível para prestar o apoio necessário, tendo já disponíveis vídeos tutoriais sobre as principais funcionalidades da plataforma. De igual forma, a equipa encontra-se a selecionar conteúdos curriculares que serão pertinentes neste contexto, tais como Replicação de um vírus ou Higiene e prevenção de doenças infeciosas.