"A Escola mudou-se para casa por uns tempos", refere o Ministério de Educação, no comunicado que apresenta a iniciativa. Mesmo que neste contexto, ressalva, "a vontade de aprender e de estudar deve ser estimulada por todos". É por essa razão que o ministério desafia os estudantes portugueses a partilhar "imagens da sua sala de aula provisória".

As partilhas, realizadas com o hashtag #EstudoEmCasa, estão a ser compiladas e agregadas numa página de instagram criada para o efeito: @estudoemcasa2020.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Diretamente de Tomar?? #estudoemcasa

Uma publicação compartilhada por #estudoemcasa (@estudoemcasa2020) em


 

O objetivo final, explica o ministério, é criar "um movimento nacional de motivação" para que alunos, famílias, docente, não docentes e escolas "prossigam esta caminhada, num ano letivo que, inesperadamente, já tem contornos diferentes do habitual”.

A iniciativa assinala ainda o Dia Nacional do Estudante, que se celebra hoje, dia 24 de março, e que assinala a "luta e homenagem às dificuldades e aos obstáculos que os estudantes enfrentaram na crise académica dos anos 60”, realça a mesma fonte.

 

A história do Dia Nacional do Estudante

Celebra-se esta terça-feira a data que simboliza o papel dos estudantes na sociedade. Uma ação que, ao longo das décadas, transformou Portugal. Conhece alguns desses momentos. Foi a 8 de maio de 1987 que a Assembleia da República Portuguesa estabeleceu o dia 24 de março como Dia Nacional do Estudante.


Todas as atividades escolares presenciais, em Portugal, encontram-se suspensas, numa tentativa de mitigar o crescimento do surto do novo coronavírus. Neste contexto, os estudantes portugueses encontram-se num período de adaptação à metodologia de aulas a distância. A suspensão será reavaliada a 9 de abril.