A competição é organizada por vários grupos locais do BEST - Board of European Students of Technology, organização que está presente em mais de 80 universidades europeias em 33 países diferentes. A EBEC é destinada a estudantes universitários das várias áreas de engenharia, ciências e tecnologias.

O objetivo, explica o BEST Aveiro, em comunicado, é que os estudantes "transponham o conhecimento teórico para a prática e a situações reais do contexto empresarial". Desta forma, acrescentam, será possível "fomentar o trabalho em equipa e a criatividade, o espírito competitivo saudável e a interação com os outros participantes".

 


 

Existem duas categorias: Team Design e Case Study. O Team Design consiste em projetar e construir um protótipo funcional em apenas 24h (dispondo de um leque limitado de materiais). O Case Study, por sua vez, consiste na resolução de um problema tecnológico ou de gestão através da elaboração de uma possível estratégia, também em apenas 24h.

Durante o primeiro dia, a 12 de março, será também realizada uma feira de empresas e um cocktail network. Para além da "exposição e demonstração de produtos e serviços das entidades presentes à comunidade académica", explica o BEST Aveiro, o objetivo é também promover a "partilha de experiências e métodos de trabalho entre as empresas e os estudantes".

Copy of 29jpg
Créditos: BEST Aveiro

A competição tem início a 14 de março. Os projetos finais realizados pelas equipas serão apresentados a um painel de jurados no dia 18 de março, seguido de uma sessão de encerramento.

As equipas vencedoras de cada modalidade passarão à fase seguinte e poderão representar Aveiro na 11ª edição da EBEC Portugal, lutando por um lugar na fase final europeia da EBEC, que terá lugar em Varsóvia, em julho deste ano.