Fundação Galp entregou esta semana várias Bolsas de Estudo que permitem que 103 crianças frequentem a 8ª Classe pela primeira vez na Escola de Natoa, na Província de Nampula. Estes alunos são crianças apadrinhadas por esta instituição, que assegura todo o material escolar, uniformes e custos de matrícula durante o ano letivo. Este apoio insere-se no âmbito do projecto ‘Educar para o Futuro’, uma parceria estabelecida entre a Fundação Galp e a Associação Helpo e prevê a doação de 57 bicicletas e 100 mochilas com material escolar a jovens carenciados da província de Nampula. Esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento trabalha desde 2008 no norte de Moçambique para a promoção do desenvolvimento nas áreas da educação e da nutrição.

Através deste projecto, a Fundação Galp decidiu desta forma premiar os melhores alunos de 2018, das escolas secundárias da cidade de Nampula, com a entrega de bicicletas. Em quatro escolas secundárias da cidade vão ser atribuídas anualmente 40 bicicletas a 20 meninas e 20 meninos. Na comunidade Natoa, foram entregues 17 bicicletas e 100 mochilas com material escolar, uniformes e a matrícula a crianças da 8ª classe que vão frequentar a Escola de Natoa. Nesta escola vão ser atribuídas cerca de 103 bolsas escolares, para o ensino secundário. A oferta de bicicletas a estes jovens pode fazer a diferença entre continuar os estudos ou abandonar a escola. Devido à dispersão dos estabelecimentos de ensino, muitos alunos têm de andar todos os dias grandes distâncias para conseguirem ter aulas. Há crianças e jovens a percorrer, diariamente, 12 quilómetros para chegarem à escola e outros tantos para voltarem a casa. Esta realidade contribui, muitas vezes, para que desistam dos estudos.

O projecto ‘Educar para o Futuro’ é uma parceria entre a Helpo e a Fundação Galp que ajuda 16 comunidades de Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Até 2021, este trabalho vai contemplar 22 escolas e dois orfanatos dos dois países, abrangendo perto de 11.400 alunos, 300 pais e 90 professores. Durante este período serão ainda entregues um total de 675 bolsas de mérito e mais de 3.600 kits nutricionais.