Um total de 8000 alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, serão envolvidos neste programa que se centra nos Territórios Educativos de Intervençao Prioritária (TEIP) da Região Norte. Simultaneamente, 800 professores e diretores de escolas também participarão. 

O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada em 137 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que" se localizam em territórios economica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam", destaca a Direção-Geral de Educação (DGE). 

O projeto dá aos professores as ferramentas necessárias para ensinarem aos seus alunos a programar, utilizando uma placa de microcontrolador – Micro:bit e Minecraft: Education Edition. "Qualquer professor de qualquer disciplina pode participar no projeto mesmo que não tenha conhecimentos de programação", realça a Fundação da Juventude, em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, o "Make Code" foi criado para "combater o fraco nível de competências digitais da População Jovem e aumentar o seu nível de Literacia Digital".   

O "Make Code" é Cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. O projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.