Foi em Mangualde, na passada sexta-feira, que 16 alunos do 10º ano da Escola Secundária Felismina Alcântara receberam um certificado de formação em Suporte Básico de Vida. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deseja ver o projeto-piloto implementado em Mangualde alargado a todo o país.
Em declarações à imprensa, o ministro defendeu ser “fundamental” ter "cidadãos mais preparados para o risco" e "capacitados para se poderem proteger", indicando que o Governo tem uma Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva para esse fim.
José Luís Carneiro afirmou que a “formação em Suporte Básico de Vida (SBV) para os jovens do 10º ano de escolaridade em todo o país é uma prioridade do Ministério da Administração Interna, da Proteção Civil e também do Ministério da Educação".
O projeto-piloto é resultado de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mangualde (como entidade formadora certificada), tendo o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.