Realizou-se, no dia 22 de abril, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a final da primeira edição do Concurso Nacional de Inovação na Escola. Participaram nesta inciativa 20 equipas de nove distritos de Portugal Continental, num total de quase 100 crianças e jovens. O vencedor do 1º Ciclo do Ensino Básico foi o projeto “Cadernos Digitais”, uma solução apresentada pela turma do 4º Ano da Escola Básica da Amieira, em Matosinhos, para resolver os problemas de sustentabilidade relacionados com o uso de cadernos de papel, como o gasto excessivo de água e a exploração florestal.
“Quanto vale uma folha?”. Foi com uma pergunta que a equipa que arrecadou o prémio do 2º Ciclo começou a sua apresentação. Neste projeto, os alunos do 6º ano da Escola Básica Professor Marnoco e Sousa, em Lousada, construiram um compostor de grandes dimensões para o processamento das folhas caídas no jardim da sua escola, produzindo um fertilizante natural cuja venda reverte a favor da compra de materiais para colegas com necessidades especiais, aliando assim a inovação a solidariedade social.
No 3º Ciclo, o projeto vencedor foi “Meteorologia for All” da Escola do Freixo, de Ponte de Lima, que se inspirou no microclima da sua região e instalou uma estação meteorológica na sua escola, enviando relatórios diários para os bombeiros e proteção civil da região, bem como para o jornal Correio do Minho.
Por último, foi a vez do Ensino Secundário e Profissional, com o projeto “SOL - Save Our Lives”, da Escola Dr. Júlio Martins, de Chaves. Este projeto apresentou soluções para combater a vespa asiática em território nacional e criou um site que alerta para as zonas onde estes animais têm sido avistados e armadilhas eficazes para as combater.
Em declarações, o Ministro da Educação, Inovação e Ciência, Fernando Alexandre referiu que “é muito importante que a escolas promovam o espírito de inovação, pensando em soluções". "Inovar passa por, ao identificar um bloqueio, conseguir arranjar soluções, o que começa na educação. Assim, todos nós podemos ser agentes de inovação”, concluiu o Ministro.