Em outubro de 2023, nascia o projeto Mosaico. Apresentado nas Torres Colombo, em Lisboa, o projeto que junta o BNP Paribas, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) e a FORUM Estudante é um programa educacional que assume como objetivo “trabalhar o diálogo sobre a diversidade, através de ações de sensibilização e workshops em escolas portuguesas com uma grande diversidade cultural”.
No ano letivo de 2023/2024, o projeto arrancou em 5 escolas-piloto nas áreas metropolitanas de Lisboa (AML) e Porto (AMP). Foram elas a Escola Básica Mães de Água, na Amadora, a Escola Básica Professor Agostinho da Silva, em Sintra, a Escola Secundária da Baixa da Banheira, na Moita, e o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente e a Escola Básica 2/3 Santa Marinha, em Gaia.
Mosaico. Novo projeto vai levar importância da diversidade às escolas portuguesas
Foi ontem apresentada, em Lisboa, a nova iniciativa que junta o BNP Paribas, o IPAV e a Forum Estudante. “Mosaico” procura promover nas escolas a reflexão sobre a importância do diálogo intercultural e a diversidade étnica.
A experiência dos participantes
Laura Marques, de 15 anos, é aluna da Escola Professor Agostinho da Silva e foi uma das participantes do projeto. Em conversa com a FORUM, diz que “a participação num projeto como o Mosaíco é muito importante para pessoas da minha geração, para haver um crescimento social e pessoal nas suas vidas”.
“Eu aprendi muito”, começa por partilhar a participante de 16 anos, Margarida Pedroso. “Foi um tema que me tocou um bocadinho, porque a nossa escola não tem muito de interculturalidade”, afirmou a aluna.
A professora na Escola Professor Agostinho da Silva, Alexandra Marques, refere que “o tema da interculturalidade já é tratado na escola, sendo transversal a todas as disciplinas, mas mais especificamente em Cidadania e Desenvolvimento”. Já Cláudia Oliveira, do BNP Paribas e chair da Ethnicity Portugal Network, mencionou que o Mosaico “pretende levar para as escolas, temas como a multiculturalidade como já existem nas empresas”. “Porque nas escolas é onde está o nosso futuro”, concluiu.
O mundo do Mosaico
A iniciativa tem como objetivo desenvolver uma estratégia nacional e um plano de ações, a três anos, para sensibilizar e capacitar educadores e jovens portugueses (entre os 14 e os 18 anos) para a importância da reflexão sobre o diálogo multicultural e a diversidade étnica.
O projeto procura responder à realidade de Portugal descrito como um país com “níveis elevados de racismo” pelo estudo Inclusão e Desempenho Académico de crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação, da responsabilidade do Observatório das Migrações do Alto Comissariado para as Migrações. Segundo o mesmo estudo, isto leva a que o grupo de jovens ou os seus descendentes reportem “baixos sentimentos de pertença à comunidade escolar”.
O ano letivo 2023/2024 trouxe consigo o maior número de inscrições de alunos estrangeiros nas diferentes etapas do ensino público. O Mosaico surge para contribuir para a “construção de uma narrativa mais diversa, que integre a multiculturalidade como objeto de desenvolvimento e enriquecimento social, económico e comunitário”, trabalhando estes aspetos em conjunto com toda a comunidade escolar e voluntários do BNP Paribas.
O “Mosaico” em números
5 escolas – O “Mosaico” atuou em 5 escolas com realidade multicultural (3 na Área Metropolitana de Lisboa e 2 na Área Metropolitana do Porto);
116 estudantes, 13 educadores e 46 colaboradores do BNP Paribas – O número de alunos, educadores e colaboradores que estiveram envolvidos em atividades no primeiro ano do “Mosaíco”;
14 atividades – o número de ações realizadas durante o primeiro ano do “Mosaíco”, com intervenções na escola e visitas ao BNP Paribas, tanto em Lisboa como no Porto;
Na apresentação do projeto, o CEO do IPAV, Rui Nunes da Silva, descreveu este como um projeto que pretende trabalhar “na construção de pontes” e na promoção do “diálogo da diversidade” num “tempo de total e acelerada fragmentação”.
Já a responsável pela Responsabilidade Social, Diversidade e Inclusão no BNP Paribas, Luciana Peres, referiu que este é um projeto que faz parte dos pilares da instituição, nomeadamente o pilar social, sendo “um compromisso em relação aos seus colaboradores” e que proporciona ferramentas que ajudam “a desenvolver as competências necessárias para crescer dentro da organização”. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número dez – “Reduzir Desigualdades” – é a base do “Mosaico” e este ODS pretende “dar igualdade de oportunidades na sociedade em geral, junto de crianças e jovens”.
Além de querer capacitar educadores e jovens para os temas do diálogo multicultural e da diversidade étnica, fornecendo-lhes informação, ferramentas e instrumentos para uma postura cívica mais atenta, mais ativa e comprometida com a mudança social em torno desta problemática, o “Mosaico” também pretende criar uma ponte entre a escola e o mundo empresarial.