Vivências como a viagem, o voluntariado e as experiências académicas e profissionais são encorajadas pela escola como formas de incutir nos seus estudantes um espírito mais dinâmico e de desenvolverem soft skills. O concurso destina-se a alunos finalistas de licenciatura e a bolsa é de 5000€, para uma pessoa, ou de 6500€, caso a candidatura seja feita por duas pessoas. Para concorrerem, os alunos devem fazer um planeamento detalhado de como usariam o orçamento referido durante este ano de pausa. 

Bernardo Silva, o vencedor da edição passada que se encontra atualmente a viajar pela Ásia afirma que "embora ainda tenha três meses pela frente, posso já dizer, com toda a confiança, que o Concurso Gap Year Nova SBE mudou irreparavelmente a minha vida. E, na verdade, fazer a candidatura foi parte da mudança que me trouxe o gap year, porque me ajudou a pôr a minha vida e os meus pensamentos em perspetiva."

"A Nova SBE acredita que com um Gap Year, os alunos vivem e alimentam experiências únicas, enriquecedoras e com impacto local. Experiências estas que contribuem para a formação e desenvolvimento de soft skills que serão essenciais para o resto da sua vida", afirma Daniel Traça, Dean da Nova SBE.