São sete os alunos portugueses presentes neste festival que, orientados pelo compositor português e também docente da ESART-IPCB, Jaime Reis, apresentaram várias obras em estreia escritas especialmente para o Monaco Electroacoustique 2019.

Inês Santos, aluna da licenciatura em Música - variante Música Eletrónica e Produção Musical compôs uma obra para saxofone e eletrónica estreada pela aluna Maria Inês Pires, que frequenta atualmente o mestrado em Ensino de Música. Beatriz Costa, aluna da licenciatura em Música – Variante Instrumento –Violino estreou uma obra para violino e eletrónica composta por um aluno da licenciatura em Composição da Escola Superior de Música de Lisboa.

O Monaco Electroacoustique, organizado pela Academie Rainier III, tem direção artística de Mario Mary e conta com a participação de 15 compositores convidados e mais de 50 estudantes provenientes de instituições de ensino superior de países como Argentina, Bélgica, Brasil, França, Itália, México, Portugal, Suécia e Suíça.