Os estudantes do Ensino Superior podem, desde segunda-feira, pedir consultas de psicologia e nutrição. O programa, que abrange instituições públicas e privadas, resulta de dois protocolos assinados com as ordens dos nutricionistas e psicólogos e vai disponibilizar mais de 100 mil consultas de psicologia e 50 mil de nutrição.

Os alunos podem escolher o profissional com o qual querem ser consultados de uma lista de 297 psicólogos e 208 nutricionistas. De acordo com a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, todas as Instituições de Ensino Superior (IES) aderiram a esta iniciativa.

Em setembro, em declarações à Agência Lusa, a ministra Margarida Balseiro Lopes, sublinhou que após a pandemia de covid-19, se verificou um aumento de 50% na procura de consultas de psicologia, sendo a ansiedade o problema de saúde mental mais comum entre os jovens.

No que toca à nutrição, a ministra referiu um levantamento que revelou a existência de apenas cinco nutricionistas, atualmente no conjunto das IES portuguesas.

Para o bastonário dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, o atual Governo tem mostrado abertura quanto ao tema da saúde mental. O dirigente dos psicólogos defendeu ainda que os cheques-psicólogo agora lançados para os estudantes do ensino superior devem ser um ensaio para alargar a medida a outras populações com problemas de saúde mental.

Os pedidos podem ser feitos através da nova página oficial do Governo, que podes encontrar aqui.