Tendo “o empreendedorismo jovem como um dos seus eixos prioritários”, a Unicorn Factory Lisboa lança o Future Innovators Program. Este é um programa que se encontra dividido em três fases: uma academia digital, Hackathons regionais e um Programa de Pré-acelaração – onde um vencedor global será premiado num Demo Day.
A iniciativa arranca numa Academia Digital de Capacitação, uma plataforma de e-learning onde os participantes poderão encontrar 25 vídeos práticos de formação onde se trabalham diferentes tópicos para a criação e desenvolvimento de novas soluções. Quem participar nesta academia irá adquirir as bases para lançar uma ideia de negócio, aprender com especialistas de renome e resolver desafios propostos pelos parceiros. Até ao momento já se encontram inscritos mais de 500 estudantes de diversas universidades nacionais e o vencedor terá direito a um prémio monetário de 2 mil euros e os estudantes com as 10 melhores classificações a ganhar entrada direta para os Hackathons e ainda uma subscrição Pro da DIG-IN de 12 meses.
Seguem-se as Hackathons, que se realizam em Lisboa e no Porto, em maio, a partir de desafios lançados pelas empresas parceiras. Nesta fase, os universitários que tenham completado a academia podem formar equipas compostas por entre dois a cinco elementos, incluindo estudantes que não tenham participado na primeira fase, para desenvolver, em 24 horas, um protótipo tecnológico. As equipas vencedoras vão receber prémios num valor de 4 mil euros e ter acesso ao Programa de Pré-aceleração onde podem continuar a desenvolver os seus projetos.
O Programa de Pré-aceleração vai ter a duração de um mês e nele estão incluídas várias sessões de formação e de mentoria. Aqui, os participantes poderão apresentar os seus projetos aos parceiros e potenciais investidores num Demo Day. O vencedor global da iniciativa receberá um prémio de 10 mil euros.
Segundo o diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo, o objetivo do Future Innovators Program é “o de desenvolver competências críticas e um espírito inovador e empreendedor junto dos jovens, através de experiências práticas com base em problemas e desafios reais”.
Conhece mais sobre o Future Innovators Program aqui.