#1 eduroam. Ligação ao mundo 

 


Uma presença habitual nos
campi portugueses, desde 2003, a rede eduroam garante o acesso seguro à Internet a toda a comunidade de ensino e investigação. Cada estudante tem a sua credencial de acesso, que é válida em instituições de todo o Mundo. Por essa razão, com o mesmo login, é possível ter acesso à Internet em mais de 100 países e territórios em todo o Mundo. Na Europa, por exemplo, contam-se mais de 15 mil hotspots.

Sabe mais em eduroam.pt 

 

#2 b-on. Conhecimento online 


                                

Para os estudantes que procuram complementar a sua bibliografia, a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) oferece acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e ebooks publicados em algumas das principais editoras internacionais. O serviço está online desde março de 2004, permitindo às instituições a racionalização de custos, através da negociação centralizada com os fornecedores de conteúdos científicos. 

Para saber mais, visita: b-on.pt

 

#3 RCAAP. Saber de Acesso Aberto 

 


Para encontrar a investigação realizada em Portugal sobre determinado tema, todos os estudantes sempre contar com o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal). Esta iniciativa nacional coloca à disposição do utilizador uma plataforma de armazenamento, preservação e promoção do acesso ao conhecimento científico produzido em Portugal, agregando milhares de conteúdos que se encontram dispersos pelos variados repositórios portugueses.

Para saber mais, visita: rcaap.pt 

 

#4 Filesender. Enviar (grandes) ficheiros  

 

A solução ideal para os trabalhos que envolvem a partilha de ficheiros pesados, o Filesender permite o envio de ficheiros até ao limite máximo de 100 GB. Esta plataforma exclusiva para estudantes, professores e investigadores assume-se, por isso, como a melhor opção para a partilha segura dos ficheiros de grandes dimensões.                                                                              

Para saber mais, visita: filesender.fccn.pt 

 

#5 Educast. Criar e partilhar 

 

Para todos os estudantes que pretendam registar e divulgar o seu trabalho académico, o Educast é o parceiro ideal. Através desta plataforma é possível gravar, editar e publicar conteúdos (como aulas ou apresentações), utilizando apenas o computador pessoal e a plataforma de gravação e edição disponível online. Este serviço permite ainda encontrar fontes para enriquecer o estudo, uma vez que a publicação é realizada através do upload para um portal pesquisável que agrega mais de 30 mil vídeos, com possibilidade de partilha integrada nas redes sociais. 

Para saber mais, visita: educast.fccn.pt