Através de uma emissão, online, a Academia Portuguesa de Cinema revelou ontem os 16 filmes vencedores dos Prémios Sophia Estudante. No total, concorreram a esta edição do galardão 83 curtas-metragens realizadas por estudantes de 20 escolas com cursos de cinema e audiovisual de todo o país.
O vencedor da categoria "Melhor Filme de Ficção" foi "Igor", realizado pelos estudantes da Universidade da Beira Interior Rafael Almeida, Tom Vítor de Freitas e Marcos Kontze. Já o prémio "Melhor Curta-Metragem Experimental" foi para a estudante da Escola Superior Artes e Design das Caldas da Rainha, Irina Oliveira, pelo seu trabalho em "Semear, ouvir e fluir".
Destaque ainda para o vencedor na categoria de melhor documentário: Abraham Escobedo Salas, da Universidade Lusófona, com o seu filme "No fim do mundo". Também da Universidade Lusófona, Jeanne Waltz venceu a categoria melhor filme de animação com "Nós os lentos".
Os 16 filmes premiados são agora candidatos ao Grande Prémio Sophia Estudante. Conhece a lista de vencedores completa aqui.