Um dispositivo de controlo do efeito da vespa asiática na produção de mel é uma das principais inovações do INOAPI, projeto que conquistou, no dia 16 de setembro, o primeiro lugar do Concurso Poliempreende 2020, uma das principais redes de promoção do empreendedorismo do ensino superior em Portugal.
Criado por estudantes Tiago Simões, Bárbara Araújo, Osvaldo Silva (estudantes do Politécnico de Coimbra) e Rafael Simões, o projeto INOAPI propõe um conjunto de soluções inovadoras como, para além do dispositivo de controlo da vespa asiática, como um coletor de pólen e extração de apitoxina (veneno encontrado nos ferrões das abelhas) ou a criação de uma nova geração de colmeias mais eficientes.
A equipa recebe agora um prémio monetário no valor de 10.000€. O presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, considera que os concursos promovidos pela rede de
instituições de ensino politécnico são "uma mais-valia para os nossos estudantes e para a ligação que queremos fortalecer com a comunidade”.
Jorge Conde destacou ainda que esta distinção pode ser vista como “um prémio à estratégia criada [pelo IPC] para a promoção do empreendedorismo, fortalecendo a missão do INOPOL Academia de Empreendedorismo como unidade orgânica de apoio à formação".
Para saber mais, clica aqui.