Em Leiria, foi criada uma zona de testes à Covid-19 e a Área Dedicada Covid-19 – ADC Comunidade, no Estádio de Leiria. O espaço resulta da colaboração entre o Município de Leiria, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria

Segundo explica o diretor da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, Rui Fonseca-Pinto, "o Politécnico de Leiria foi chamado a colaborar desde a primeira hora". O diretor salienta a colaboração de estudantes voluntários do quarto ano de Enfermagem da ESSLei (distribuídos por três postos) e ainda o empenho de um estudante do mestrado de Engenharia Informática – Computação Móvel, que criou e elaborou de raiz a plataforma de agendamento SiReGI – Sistema de Registo e Gestão da Informação".

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

???????? Em visita à instituição, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Manuel Heitor) realçou o papel do Politécnico de Leiria no contexto da prevenção e combate ao novo coronavírus (COVID-19). Durante a deslocação o ministro evidenciou o esforço e a mobilização do Politécnico de Leiria para «vencermos esta crise e alavancar a atividade económica e social». ???????? «Há capacidade de mobilizar o ensino a distância e garantir condições de ensino a todos os estudantes, e há dinamização de centros de investigação, em particular de um centro de prototipagem rápida para apoiar as empresas a desenvolver novos produtos em resposta à situação de emergência», afirmou Manuel Heitor. ???????? ???????? +INFO: www.ipleiria.pt (link na bio) ???????? ???????? ? #ConhecimentoAoServiçoDaSociedade #PolitécnicodeLeiria #investigação #TransferênciaConhecimento #SaúdePública #PorPortugal #UnidosRegiãoLeiria #empresas #solidariedade #EuFicoemCasa #EuEstudoADistancia #EuTrabalhoADistancia

Uma publicação compartilhada por Politécnico de Leiria (@politecnico_de_leiria) em

 

 

A plataforma criada pelo estudante da da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) permite fazer marcações de testes de um dia para outro, sublinha Rui Fonseca-Pinto, uma possibilidade que, garante, "não se verifica a nível nacional, em que há listas de espera de 15 dias só para agendamento".

No ADC Comunidade, criado para "desviar" dos serviços de saúde a sintomatologia associada à COVID-19, e assim dar tranquilidade aos utentes que continuem a ter necessidade de procurar esta tipologia de cuidados, os estudantes voluntários de Enfermagem da ESSLei dão apoio à pré-triagem, sob supervisão da direção clínica do ADC e do diretor da Escola Superior de Saúde.

A gestão dos horários das equipas de voluntários está a ser mantida pela presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (também estudante de Enfermagem, Inês Santos), que tem coordenado desde o início todo o processo de mobilização dos estudantes.