Em Leiria, foi criada uma zona de testes à Covid-19 e a Área Dedicada Covid-19 – ADC Comunidade, no Estádio de Leiria. O espaço resulta da colaboração entre o Município de Leiria, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria
Segundo explica o diretor da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, Rui Fonseca-Pinto, "o Politécnico de Leiria foi chamado a colaborar desde a primeira hora". O diretor salienta a colaboração de estudantes voluntários do quarto ano de Enfermagem da ESSLei (distribuídos por três postos) e ainda o empenho de um estudante do mestrado de Engenharia Informática – Computação Móvel, que criou e elaborou de raiz a plataforma de agendamento SiReGI – Sistema de Registo e Gestão da Informação".
A plataforma criada pelo estudante da da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) permite fazer marcações de testes de um dia para outro, sublinha Rui Fonseca-Pinto, uma possibilidade que, garante, "não se verifica a nível nacional, em que há listas de espera de 15 dias só para agendamento".
No ADC Comunidade, criado para "desviar" dos serviços de saúde a sintomatologia associada à COVID-19, e assim dar tranquilidade aos utentes que continuem a ter necessidade de procurar esta tipologia de cuidados, os estudantes voluntários de Enfermagem da ESSLei dão apoio à pré-triagem, sob supervisão da direção clínica do ADC e do diretor da Escola Superior de Saúde.
A gestão dos horários das equipas de voluntários está a ser mantida pela presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (também estudante de Enfermagem, Inês Santos), que tem coordenado desde o início todo o processo de mobilização dos estudantes.