Na 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) foram colocados 8.824 estudantes. Este número representa um aumento de 10% em relação ao ano letivo anterior (2024/2025), onde foram colocados 8.029 estudantes.

Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), candidataram-se a esta fase do concurso nacional de acesso 16.594 candidatos. O número de candidatos ao Ensino Superior na 2ª fase também desceu quando em comparação com o último ano letivo, onde se candidataram mais de 19 mil alunos.

Estavam a concurso 15.903 vagas, mais 2.167 lugares libertados por candidatos que se matricularam na 1ª fase e agora mudaram de curso após serem colocados. Destas vagas, ficaram por ocupar 9.313 e, de acordo com o Público, há pelo menos uma década que não sobrevam tantas vagas na 2ª fase do concurso nacional de acesso. 

 

 

 

 

Entraram mais alunos em universidades do que em politécnicos

Os números desta 2ª fase do CNAES indicam também que entraram mais alunos nas universidades do que nos politécnicos. Aproximadamente 4.900 estudantes conseguiram colocação numa das 13 universidades públicas, com os restantes a encontrar colocação nos politécnicos. 

Citada pelo Público, a presidente do Conselho Coordeenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Maria José Fernandes, revela preocupação face aos números divulgados. "Estes resultados mantêm a tendência (da 1.ª fase). Já pedimos uma reunião ao sr. ministro da Educação porque estamos muito preocupados com estes resultados", disse. 

 

matt benson cU FwJXrEFg unsplash

 

Somadas ambas as fases do CNAES, encontram-se colocados nas instituições públicas pouco mais de 52 mil estudantes. Menos cinco mil do que no passado.

Agora, de acordo com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), cabe às instituições decidir se abrem ou não mais lugares para as mais de 9 mil sobrantes.

Os estudantes que foram colocados na 2ª fase devem agora realizar a matrícula e inscrição na instituição em que foram colodados entre os dias 15 e 17 de setembro. As candidaturas para a 3ª fase vão decorrer online entre os dias 23 e 25 de setembro.