Em conjunto, o IPAM e a empresa Mindflow desenvolveram um jogo para a unidade curricular de Marketing, da licenciatura em Gestão do Marketing, como parte da avaliação. Durante o jogo, feito numa aplicação para telemóvel, os alunos tentam responder corretamente ao maior número de perguntas possível, até atingirem o nível mais alto, correspondente a uma avaliação de 0 a 20 valores. Enquanto jogam, apreendem as matérias e os conceitos lecionados.
Esta aplicação do gaming ao ensino de Marketing surge da parceria estabelecida entre o IPAM e a empresa Mindflow. Segundo a diretora do IPAM Lisboa e responsável pela implementação do projeto, Marta Bicho, “este tipo de parcerias vai ao encontro da nossa estratégia de aproximação às empresas e àquilo que de mais inovador se está a fazer”.
A produção do jogo contou com a colaboração do professor de Marketing, Luís Valentim, e a Base IPAM, que transformaram os conteúdos programáticos desta disciplina em perguntas e respostas que surgem ao longo de todo o jogo. “a aplicação do jogo à cadeira de Marketing permitiu perceber que os alunos apreendem melhor a informação dada em aula, o que teve influência no seu desempenho nesta unidade curricular”, afirmou o IPAM em comunicado.
De acordo com Lina Gomes, CEO da Mindflow, “esta parceria traz ao ensino superior, pela primeira vez em Portugal, a oportunidade de os estudantes universitários usarem, nos seus telemóveis, uma tecnologia que respeita o seu ritmo individual de aprendizagem e motiva através do jogo para uma elevada retenção do conhecimento”.
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