A BETA Portugal apresenta o Model European Union Lisbon 2019 (MEU Lisbon 2019), cuja língua de trabalho será o inglês, e os tópicos abordados irão visar a Eleição do Presidente da Comissão Europeia, o Acordo de Comércio UE-Mercosul e a Reintrodução Temporária do Controlo Fronteiriço na União Europeia.

"Queremos proporcionar uma experiência diferente, promovendo uma consciencialização de como os órgãos de decisão da União Europeia funcionam, e ligando jovens de diversos backgrounds académicos e culturais no processo. Decidimos que, à luz dos nossos objetivos, as inscrições estão abertas a jovens do todo o mundo, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos", explicam os organizadores. As candidaturas para as funções de Eurodeputados, Ministros do Conselho da União Europeia, Jornalistas e Lobbyists estão abertas até ao dia 7 de setembro

O projeto conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, da Assembleia da República e de vários grupos parlamentares. Na edição passada, o Model European Union Lisbon foi o vencedor do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude na seleção nacional, cujo júri considerou ter sido este o projeto jovem que mais se destacou em 2018, descrevendo-o como um “bem estruturado contributo para promover a aproximação das instituições europeias aos cidadãos dos diferentes estados-membros”.

Fundada em 2017, a Bringing Europeans Together Association Portugal (BETA Portugal) apresenta-se como uma associação juvenil sem fins lucrativos.
Resultado das ambições de um grupo de amigos que se conheceram durante a participação no Model European Union Strasbourg 2017, esta equipa tem como principal objetivo instigar o interesse e a curiosidade dos jovens portugueses pelos ideais e pela identidade Europeia. "Edificada sobre valores como a tolerância, o multiculturalismo e a cooperação, pretende ainda reforçar os pensamentos e opiniões dos mesmos acerca de matérias políticas, tanto nacionais como internacionais — essencialmente, queremos condensar o espírito Erasmus numa semana só", explica a própria associação.

O método escolhido e adotado por BETAs um pouco por toda a Europa para alcançar tal objetivo tem sido a realização de simulações de política europeia, dando aos jovens a oportunidade de encarnar papéis da mais alta importância nos processos de decisão da União Europeia (Eurodeputados, Ministros do Conselho e Jornalistas) — algo que a BETA Portugal tenciona recriar. A BETA Portugal organiza duas simulações ao longo do ano: uma nacional, todos os anos numa capital de distrito diferente, onde a língua de trabalho é o português; e uma internacional, em Lisboa, onde a língua de trabalho é o Inglês e o público-alvo são jovens de toda a Europa e de todo o mundo.