Cinco alunas foram selecionadas entre 100 candidatos para receber os prémios de mérito no valor de três mil euros atribuídos pela Academia de Ciências de Lisboa pelo seu desempenho no Ensino Secundário. Esta quinta-feira foram premiados os melhores alunos das disciplinas de História A, Matemática A e Português.
Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Academia de Ciências de Lisboa, José Luís Cardoso, disse que este prémio além de ser “um prémio de reconhecimento do mérito no ensino secundário é também um prémio de estímulo e de motivação para que estes excelentes alunos do ensino secundário possam prosseguir também com mérito a sua carreira de formação no Ensino Superior”.
Uma das vencedoras do prémio de Matemática A foi Matilde Gamito, de 18 anos, que atualmente estuda Medicina. Para a estudante é importante haver um equilíbrio entre a vida escolar e a vida pessoal, mas admite que “com um bocadinho de estudo diário” e “quando fazemos o que gostamos é fácil”.
Para Inês Paixão, que venceu o prémio de História A, a distinção é um reconhecimento que a pode ajudar a impulsionar a sua futura carreira na área do direito e disse ser “muito gratificante” a possibilidade de partilhar o mesmo espaço que as pessoas com ligação à Academia de Ciências de Lisboa.
Contando com o apoio e financiamento da fundação Amélia de Mello, esta foi a décima edição dos prémios do Ensino Secundário desenvolvida pela a Academia de Ciêcnias de Lisboa.