Assim que inicia a visita pelas instalações da ESAC, Pedro Fadiga realça: “Já repararam? Estamos na cidade, mas não ouvimos nenhum carro”. Os 144 hectares da escola agrária mais antiga do país “caracterizam-se por uma grande envolvência com a Natureza”, acrescenta o estudante, antes de confessar: “até saio uma paragem antes do autocarro, só para passar pelos jardins todos os dias”.
Foi precisamente o gosto pela Natureza que levou Pedro a escolher a ESAC. Na licenciatura de Engenharia Agro-Pecuária, encontrou uma outra realidade, bem mais complexa que a agricultura que conhecia até aí: “O curso abriu-me a visão, ensinando-me técnicas mais avançadas e sustentáveis do que a mera repetição da tradição”.
ESAC, naturalmente
Depois de três anos de licenciatura, Pedro Fadiga destaca o conhecimento atualizado que é possível encontrar nos cursos da ESAC. Os desafios da sustentabilidade obrigam-nos a encontrar formas de “produzir mais e melhor, preservando os ecossistemas”, sublinha. Nessa missão, a formação tem um papel essencial.
Sobre o ambiente da escola, o estudante de 20 anos destaca a união entre todos os alunos. “Existe uma identidade coletiva – os estudantes sentem-se como sendo da Agrária antes de serem dos seus cursos”, explica. Uma ligação que poderá dever-se “ao facto de “os diferentes planos de estudo estarem alinhados para garantir um encontro entre todas as áreas”.
“Existe uma identidade coletiva – os estudantes sentem-se como sendo da Agrária antes de serem dos seus cursos”
Por outro lado, enquanto Presidente da Associação de Estudantes da ESAC, Pedro Fadiga sente que a comunidade de alunos se caracteriza pelo dinamismo, aderindo a iniciativas como a Semana dos Cursos – um evento anual durante o qual vários oradores oferecem palestras sobre as diferentes áreas da oferta formativa da escola.
Ainda sobre a ação da associação de estudantes, Pedro Fadiga destaca ainda a existência de “projetos ambiciosos”, em 2019/2020, nomeadamente ligados ao Desporto Universitário (“em modalidades como Futebol, Futsal, Voleibol ou até CS:GO”). “É uma forma de promover hábitos de vida saudáveis de facilitar a integração dos novos alunos”, explica. No mesmo sentido, está também a ser desenvolvido um programa de tutoria, que será implementado em 2020/2021.
Conhece toda a oferta formativa em: www.esac.pt