Poder-vos-ia falar da minha experiência como aluno de terceiro ano do curso de Publicidade e Marketing da ESCS (Escola Superior de Comunicação Social), mas isso seria redutor. Prefiro apresentar-vos um pouco daquilo que é a comunidade que me recebeu de braços abertos. Deixem-me falar-vos dos ESCSianos.

Os ESCSianos são, no seu âmago, animais sociais. Dispensa-se uma análise de signos ou sinais, porque, nesta Teoria da Comunicação, uma coisa é garantida: o Espírito ESCSiano é feito pelos alunos e para os alunos. Deste modo, face ao que estamos a viver, seria de esperar que este Espírito, que se alimenta do barulho do piso -1, da taxa de ocupação dos sofás da Associação de Estudantes e da circulação habitual de alunos em busca de espaço para estudar ou almoçar, se extinguisse ou, talvez, se tornasse mais ténue. Mas não é isso que se observa. O Espírito ESCSiano ganhou uma nova forma, passou de um estado físico ou, algumas vezes, líquido, para um estado gasoso, dividido por Continente e Ilhas, saltitando entre aulas via Zoom, trabalhos de grupo e os habituais mexericos. Sente-se o Espírito de outra maneira, talvez pausado, mas com a mesma intensidade, como que esperando, ansiosamente, retornar à casa que o viu nascer e acarinhou. Não é o primeiro desafio que a comunidade enfrenta, claramente, mas nesta guerra, sem fim à vista, as grandes batalhas passam por ser-se capaz de ficar atento às aulas através do computador.

ESCS Guilherme Figueiredo 02 960

Sabemos que uma pandemia global não é conveniente para ninguém, mas 2020 seria um ano especial e um grande ano para o Espírito ESCSiano: 30 anos de ESCS, 25 anos de escstunis e um ano de Commie Awards – a bianual celebração do que é ser ESCSiano, juntando toda a comunidade no Auditório Vítor Macieira. Como finalista, este seria um ano fantástico para uma despedida em grande. Torna-se inevitável pensar que, em tempos normais, estaríamos divididos entre o corrupio de fitas por escrever, a nostalgia da despedida e a sensação de estar a cortar a meta, após uma corrida que passou muito mais depressa do que estávamos à espera. Agora, apesar de esta corrida se fazer com o coração aos trambolhões, mantém-se uma expectativa silenciosa de retorno, pelo menos, por última vez, à Escola que nos formou, para junto daqueles que acompanharam o nosso crescimento, daqueles que nos viram crescer e daqueles que ajudámos a crescer. Porque a vida de ESCS é isto, é um ciclo enorme de crescimento, em que nos esforçamos para pegar naquilo que nos foi deixado, mantê-lo especial e entregá-lo àqueles que nos seguem.

Em breve, esperemos, o Espírito ESCSiano voltará a circular pelos “bons dias” trocados entre as caras familiares que por lá ficarem, enquanto outras novas tentarão descobrir onde fica a Biblioteca. Circulará com mais pujança e vontade de aproveitar o tempo perdido e, talvez, dando outro valor àqueles clichés inofensivos que, afinal, fazem muita falta, quando se está em casa.

Guilherme Figueiredo
Aluno de Publicidade e Marketing (3.º ano)

 

 

Uma viagem ao interior do Politécnico de Lisboa

Conhece as características que distinguem o Politécnico de Lisboa e as suas oito escolas superiores. Da dança à música, teatro e cinema, passando pela educação, comunicação, ciências da saúde, engenharia e ciências empresariais, no Politécnico de Lisboa há espaço para todas as áreas e gostos.

 

Ao longo dos próximos dias, fazemos uma viagem pelas escolas e institutos superiores do Politécnico de Lisboa. Fica atento às novidades em forum.pt!