Começa por ler toda a matéria #1
, para que tenhas uma ideia geral de todos os conceitos e de que forma se interligam . Podes escolher assinalar as partes que te parecem mais importantes ou que necessitas de revisitar no futuro #2.

Preocupa-te em mudar de local de estudo #3. Ao te integrares em novos ambientes, vais manter o cérebro estimulado e vais encontrar mais facilmente motivação para te concentrares. De igual forma, não te fiques apenas pelo digital #4. Estudos comprovam que a informação é mais facilmente apreendida através de folhas impressas ou manuscritas.

 

Estudantes querem iluminar os estudos e a vida das crianças


Ao escolher uma fonte, tenta não escolher estilos muito complexos ou serifados #5. A Calibri é sempre uma boa opção. Não faças multitasking e foca-te apenas numa tarefa #6. Ao distribuíres a tua atenção por vários objetivos, podes acabar por não conseguir cumprir nenhum com eficácia.

Não desprezes a importância de criar ligações #7. Ou seja, não tentes apenas memorizar, procura compreender de que forma as ideias e conceitos encaixam. Para tal, pode ser uma ajuda representar visualmente a matéria, através de gráficos ou esquemas #8.



«Não desprezes a importância de criar ligações: não tentes apenas memorizar, procura compreender de que forma as ideias e conceitos encaixam.»




Se gostares de ouvir música, escolhe a música com critério #9. Estudos demonstram que a música instrumental (nomeadamente a “música clássica”) podem ajudar à fixação de informação. Pela mesma razão, tenta evitar rádio: a voz dos apresentadores e dos anúncios pode acabar por distrair-te #10.