Do colchão que é mesa improvisada ao tapete da sala, qualquer coisa pode servir. Fica a conhecer algumas das tuas possibilidades, para além da óbvia secretária.
#1 A cama
Desde tempos longínquos, a cama é utilizada por muitos estudantes como estação de trabalho. O que permite quadros pouco habituais: livros espalhados pelo edredom, uma calculadora debaixo da almofada, dois dicionários que escondem a botija de água quente. No estudo, vale tudo. Neste caso em específico, a cama oferece-te (mais ou menos) espaço, silêncio e, claro, conforto. Só não adormeças, por favor.
#2 O tapete da sala
O tapete da sala apresenta as mesmas vantagens do número anterior – normalmente, trata-se de um espaço de dimensões muito consideráveis. Há uma certa beleza na imagem do ou da estudante no centro de um tapete persa, organizando a matéria em pequenas ilhas de conhecimento: os apontamentos junto à mesa de centro, os exercícios já na fronteira com o sofá. Destaque ainda para uma vantagem adicional: não sendo um local propriamente confortável, irá obrigar-te a estar desperto.
#3 A mesa da cozinha
Esta poderá parecer uma opção pouco intuitiva, mas trata-se de um local com imenso potencial de rentabilidade estudantil: estrategicamente colocada, em princípio, a mesa da cozinha encontra-se afastada de muitas das distrações de uma casa. Possui ainda a vantagem de ser espaçosa e, habitualmente, permitir o rápido acesso a mantimentos essenciais (como bolachas ou cereais).
Exames Nacionais. 5 dicas para estudar melhor
A preparação para os Exames Nacionais não se relaciona só com tempo despendido - é, sobretudo, uma questão de eficácia e rentabilização. A Leya educação tem uma coleção de livros que te poderão apoiar na preparação para o Exames Nacionais e partilha contigo 5 dicas que te podem ajudar.
#4 O sofá
De um ponto de vista absolutamente teórico, o sofá está longe de ser uma das melhores opções para o estudo. Confortável, normalmente com uma televisão nas imediações, esta peça de mobiliário oferece vários caminhos para interromper o estudo. Nomeadamente, tal como a cama, pode ser propício a uma soneca discreta entre capítulos. Contudo, para quem procura uma mescla entre conforto e espaço envolvente, o sofá pode oferecer uma solução interessante.
#5 A varanda
Tida por muitos como a melhor opção, a varanda oferece, com efeito, um ambiente único para o estudo. O ar fresco pode ajudar na energia e motivação, a luz natural poderá ser bálsamo para os olhos. Está, ainda assim, dependente da meteorologia, condicionalismo que é pouco interessante para quem está obrigado a garantir a melhor preparação possível. Para além de apresentar distrações bastante únicas. Afinal de contas, poderá acontecer qualquer coisa de interessante na vizinhança.