A edição de 2025 do EF English Proficiency Index (EF EPI), que se foca "nas competências de inglês de adultos", mostra que, pelo segundo ano consecutivo, Portugal encontra-se no 6.º lugar da tabela "demonstrando um nível de proficiência muito elevado". O ranking, que abrange 123 países e regiões, baseia-se nos dados de um estudo internacional que contou com o contributo de 2,2 milhões de participantes.

No que toca ao domínio de inglês, os portugueses obtiveram uma pontuação de 612 numa escala de 800 pontos - encontrando-se acima da média mundial que se fixou nos 488. Esta pontuação no teste de inglês, onde foram avaliados os conhecimentos a leitura, audição, fala e escrita, coloca Portugal no 6.º lugar, atrás dos Países Baixos (1.º lugar com 624 pontos), seguindo-se Croácia, Áustria, Alemanha e Noruega. 

 

 

 

 

Embora os jovens continuem a mostrar um nível de domínio abaixo do que foi apresentado antes da pandemia de covid-19, o estudo assinala que se tem observado uma "recuperação expressiva" em Portugal, o que contraria "a tendência global para este grupo etário, onde os níveis continuam a descer de forma acentuada": Os resultados do teste realizado online também mostram que, à medida que a idade dos inquiridos aumenta, as notas descem. 

De acordo com o estudo, os melhores resultados em Portugal foram obtidos por alunos e professores, que registaram uma média aproximada dos 650 pontos. Destacaram-se também profissionais das áreas júridicas e Tecnologias da informação. 

Nos rankings regionais, destacam-se os distritos de Coimbra, Braga e Aveiro, como aqueles onde se fala melhor inglês. Os distritos que apresentaram uma média distrital abaixo dos 600 pontos foram Bragança e Viana do Castelo. 

EF EPI está disponível online e pode ser consultado aqui