A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) acolheu, hoje, o Encontro Nacional de Educação, que tinha como tema “Educação Relacional: A Arte de Educar Através das Relações”. A proposta para este dia passava por levar os vários elementos da comunidade educativa (educadores, dirigentes, técnicos e estudantes), a refletir “sobre como a qualidade das relações pode transformar o ecossistema educativo, promovendo ambientes mais humanos, colaborativos e saudáveis”, concluindo com a apresentação do livro que deu nome a este encontro.
“Vamos estar aqui reunidos para fortalecer os laços que nos unem”, começou por dizer a presidente da ESELx, Carla Rocha, a sessão de abertura da reunião.
«Reflete um compromisso com a formação inicial de professores bem como a formação contínua ao longo da vida»
Rui Marques, coordenador do Relational Lab e fundador da Forum Estudante sobre o livro "Educação Relacional: A Arte de Educar Através das Relações"
Sobre os trabalhos, deixou uma certeza: “vamos sair daqui com consciência para construir ambientes educacionais mais humanos e enriquecedores”.
De seguida, tomou a palavra o coordenador do Relational Lab e fundador da Forum Estudante, Rui Marques, que começou por agradecer a presença de todos aqueles que estavam presentes. Sobre o livro que ia ser apresentado hoje, explicou: “É a primeira obra palpável da Rede para a Educação Relacional”.
“Reflete um compromisso com a formação inicial de professores bem como a formação contínua ao longo da vida”, frisou o coordenador do Relational Lab.
A sessão de abertura fechou com a intervenção do presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, António Belo, que começou por falar da importância das relações não só com os docentes, mas com toda a comunidade. “Por cada aluno que conclui a sua formação, há uma relação de sucesso por trás”, declarou o presidente dó Politécnico de Lisboa.
«Por cada aluno que conclui a sua formação, há uma relação de sucesso por trás»
António Belo, presidente do Instituto Politécnico de Lisboa
Um dia dedicado a melhores relações na educação
A primeira apresentação ficou a cargo de Matt Jones e Catherine Dunnet (Devon County). Durante cerca de hora e meia, os convidados deste encontro apresentaram o seu trabalho: “Beyond Institution: Frameworks for Understanding and Implementing Relationships in School”. Concluída a apresentação, houve lugar para um momento de trabalhos e também algum debate com os presentes.
Seguiu-se a mesa redonda “Cultura Relacional numa Escola Aprendente”, coordenada pela diretora de inovação e desenvolvimento do Relational Lab, Marta Marques. Este espaço contou com as intervenções de Ana Teresa Brito (ISPA), Mónica Nogueira Soares (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti), Carla Faria (Instituto Politécnico de Viana do Castelo) e Marta Uva (Instituto Politécnico de Santarém).
Os trabalhos retomaram à tarde, agora com o foco a ser a “Formação de Professores ao serviço da Educação Relacional”. Numa conversa moderada pela Diretora de Operações do Relational Lab, Sofia Pereira, intervieram Tiago Tempera (Instituto Politécnico de Lisboa), Marisa Lima (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti), Carla Lacerda (Instituto Politécnico de Viseu) e Amanda Franco (Instituto Politécnico de Viana do Castelo).
O último momento de discussão do dia, foi coordenado pelo gestor de projeto do Relational Lab, Luís Vasconcelos e abordava as “Experiências e Contextos de Educação Relacional”. Participaram nesta discussão Ana Gama e Maria da Conceição Soares (Instituto Politécnico de Lisboa), Joana Cruz (Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da Universidade Lusíada), Sofia Gonçalves (Instituto Politécnico de Coimbra) e Elisete Diogo (Instituto Politécnico de Portalegre).
«A qualidade das relações é a chave para aprendizagens significativas e duradouras»
Pedro Cunha, Fundação Calouste Gulbenkian
Apresentação do livro “Educação Relacional: A Arte de Educar Através das Relações”
Para apresentar a obra “Educação Relacional: A Arte de Educar Através das Relações”, que contou com a coordenação de Rui Marques, Marta Marques e Sofia Pereira, subiu ao palco Pedro Cunha, da Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante a apresentação, Pedro Cunha fez notar que este é um livro que “fala da importância das relações na educação”. Além disso, ao longo dos capítulos, que foram escritos em colaboração entre várias equipas de diferentes instituições de ensino superior, são abordados temas como as razões do insucesso, o papel da educação relacional como uma alternativa credível e a “reconfiguração dos papéis tradicionais dos professores e dos alunos”.
Ao refletir sobre o livro, Pedro Cunha deixou o mote “temos de continuar a pensar e a investigar”, acrescentando ainda que: “A qualidade das relações é a chave para aprendizagens significativas e duradouras”.
“A decisão de publicar este livro é um ato de tremenda generosidade”, concluiu.





