A manhã de trabalhos na 11ª edição do G-icom prosseguiu com um segundo painel, onde Marco Neves, da companhia Second You, abordou os desafios e as oportunidades que a inteligência artificial (IA) apresenta para as Instituições de Ensino Superior (IES), bem como o impacto que estas ferramentas podem ter nas suas instituições e recursos humanos.
Durante a sua apresentação, Marco Neves explicou como o desenvolvimento tecnológico passou de ser a criação da tecnologia para “amplificar” os músculos, para criar de forma a “amplificar” o nosso cérebro.
Explicou a evolução das ferramentas de IA generativa e a forma como as IES podiam encaixar estas ferramentas no seu dia-a-dia tendo em conta diversos fatores. O impacto que essas tecnologias também poderão ter nas estratégias de comunicação das IES, bem como a sua integração por parte da IA por parte de IES no estrangeiro também foi discutido.
Depois da teoria... a prática
Durante a tarde, teve lugar a masterclass “AI Power User”, a cargo de Rui Lourenço e Rute Sousa, co-fundadores da Mindtree, uma formação prática em ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. A criação de textos no Chat GPT ou de imagens no Midjourney ou Dall-E foram alguns dos desafios lançados aos participantes do G-icom.
Depois de um momento interativo, para perceber a relação dos participantes com a Inteligência Artificial, houve lugar para um momento prático onde se testou a utilização da IA num momento de gestão de crise criando-se um comunicado e imagens para as redes sociais usando ferramentas generativas. Durante toda a sessão os participantes foram desafiados a instruir as ferramentas com diferentes comandos para verificar as respostas que a IA oferecia.
No final da sessão teve lugar uma sessão de perguntas e respostas onde os participantes puderam colocar todas as dúvidas, relacionadas com as boas práticas e a ética da utilização da IA em contexto profissional e nas IES.
Amanhã os trabalhos nesta 11ª edição prosseguem ao longo do dia com diferentes painéis a ocorrer ao longo do dia.