“A educação para a cidadania é o contributo do sistema educativo para a preservação e promoção da democracia”. A frase, da autoria do ministro da Educação, João Costa, foi uma das ideias fortes da sessão de inauguração do Fórum Mundial para a Cidadania e Educação. O evento é organizado pela Virtual Educa – uma iniciativa multilateral criada em 2001 para “promover a inovação na Educação para a transformação social e o desenvolvimento sustentável”.

 

 

Esse é também o objetivo do evento que se realiza, durante os próximos dois dias, em Lisboa. O foco estará, como o nome indica, na ligação entre as várias modalidades de Educação com os temas da democracia e da cidadania, com a realização de cerca de 45 sessões de trabalho em vários espaços da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na sessão de inauguração do evento, o ministro João Costa destacou a importância do programa do Fórum Mundial para a Cidadania e Educação para a reflexão sobre a ligação entre ensino e democradia, deixando um apelo aos participantes: “Não desistamos destes objetivos maiores, sabemos que há muitas democracias em risco”. Descrevendo aos “extremismos” e “populismos” como respostas “simples para problemas complexos”, o ministro da Educação definiu a Escola como “o lugar onde aprendemos a lidar com a complexidade”.

 

 

Referindo-se à Escola como uma instituição “promotora de cidadania”, o ministro João Costa destacou ainda alguns dos passos tomados no sistema educativo português, como a promoção das Artes no ensino e o incentivo à implementação de programas como o Clubes Ubuntu, enquanto formas de “fazer da Escola um lugar de crescimento coletivo e solidário”. “Um lugar onde a democracia não se ensina como uma matéria, mas que se vive”, reforçou.


Problemas e soluções

A sessão de abertura do Fórum Mundial de Educação e Cidadania foi conduzida pelo Presidente do Instituto Nacional Eleitoral do México, Lorenzo Córdova Vianello. Com o título “Democracia e cidadania”, a apresentação começou por elencar alguns dos principais “problemas comuns e globais com que se deparam as democracias”.

 


«A Escola é um espaço de democratização no sentido mais prático do termo»


 

A insatisfação social (resultante da desigualdade, corrupção e violência), as crises de credibilidade das instituições, as novas potencialidades disruptivas (referentes à desinformação e às redes sociais), bem como a polarização política que resulta em intolerância foram as quatro dimensões destacadas por Córdova Vianello. Por outro lado, o representante do INE mexicano salientou ainda os “ataques às instituições eleitorais”, como um “sinal de erosão democrática”.

Recordando que a grande maioria das democracias mundiais são ainda jovens, o orador focou depois o papel da Educação na resposta a estes desafios. Para Córdova Vianello, “a Educação e a Escola continuam a ser o principal espaço de socialização”, ao permitirem “o convívio com a pluralidade identitária, religiosa ou racial, por exemplo”. Por essa razão, a Escola é, acrescentou, “um espaço de democratização no sentido mais prático do termo”.

 

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Imagem de uma das sessões paralelas da manhã, dedicada ao tema da
responsabilidade social das instituições de ensino superior 

 

Tendo em conta este contexto, o orador destacou depois o papel da Escola para o futuro das sociedades: “Falar do futuro da Educação é falar do futuro da Cidadania”. É no espaço educativo que são feitas as aprendizagens essenciais para o exercício dos direitos e responsabilidades políticas, acrescentou, permitindo a criação de uma sociedade “mais robusta e uma democracia mais forte”. “A democracia não é uma passagem de testemunho para os decisores, é também o acompanhamento crítico das decisões tomadas”, concluiu.

Ao longo dos próximos dois dias, os trabalhos realizados no Fórum Mundial de Educação e Cidadania vão focar várias dimensões como o papel da inovação tecnológica, os direitos digitais, as competências mais relevantes, a importância da aprendizagem ao longo da vida ou as tendências na área da responsabilidade social nas instituições de ensino superior. O programa contempla ainda a partilha de projetos e boas-práticas. Podes conhecer o programa completo aqui