A Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade Nova de Lisboa será responsável pela organização da edição portuguesa do World Logic Day (Dia Internacional da Lógica), que decorre neste sábado, dia 15 de janeiro, a partir das 8h30, via Zoom.

Criado em associação com o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), o Dia Internacional da Lógica pretende “trazer a história intelectual, o significado conceptual e as implicações práticas da lógica à atenção das comunidades científicas interdisciplinares e do público em geral”, detalha a UNESCO. 

Em comunicado, a Nova FCT refere que tem como objetivo “potenciar a cooperação internacional entre associações, universidades e outras instituições envolvidas com a Lógica, o Dia Internacional da Lógica promove o desenvolvimento desta disciplina, não só na investigação, mas também no ensino”

 

 

A organização e comité científico da edição portuguesa do Dia Internacional da Lógica está a cargo do Professor Reinhard Kahle, do Departamento de Matemática da FCT NOVA, e do aluno de Doutoramento Paulo Guilherme Santos. Conta ainda com o apoio da Sociedade Portuguesa de Lógica, do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Integrado nas celebrações mundiais Unesco World Logic Day, este evento virtual conta com uma seleção de oradores nacionais e internacionais de relevo nesta área: Anton Freund (TU Darmstadt), que se vai debruçar sobre o teorema de Kruskal, enquanto que Isabel Oitavem (FCT-Nova) abordará a hierarquia polinomial. Já Pedro Quaresma (Universidade de Coimbra) falará sobre novos e interessantes teoremas. 

Para saberes mais clica aqui.