O projeto bLueTIDE, que conta com a parceria do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, vai promover uma “Ida à Maré” e uma “Festa na Praia” para dar a conhecer aos alunos de escolas básicas de Peniche e de Vila Nova da Barquinha a diversidade biológica da zona entremarés rochosa. As duas atividades decorrem no dia 17 de junho, na Praia do Portinho da Areia Norte e na Praia Peniche de Cima, respetivamente, com o apoio da Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz. 

Com início às 10h00, a “Ida à Maré” levará alunos da Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, de Santarém, à Praia do Portinho da Areia Norte para conhecerem e observarem a biodiversidade, caraterísticas e peculiaridades da zona entremarés rochosa, através de uma visita durante a maré baixa. “Que espécies aí vivem? Como se relacionam entre si? E como é que a água, o sal e o Sol afetam estas espécies? Estas são algumas das questões a abordar nesta experiência”, afirma o IPLeiria, em comunicado.


A “Festa na Praia” decorrerá no período da tarde, a partir das 14h00, na Praia Peniche de Cima. Enquadrada num contexto de promoção da Literacia do Oceano, a atividade juntará escolas do litoral com a distinção “Escola Azul” a uma escola do interior sem esta distinção. A festa contará com 64 alunos da Escola Básica do 1º Ciclo n.º 2 – Filtro de Peniche e com cerca de 22 alunos da Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha. 


"O Projeto pretende divulgar o que a ciência conhece sobre a biologia da zona
entremarés rochosa, para que a sua importância seja mais bem compreendida"


O projeto bLueTIDE - Literacia do Oceano para uma Educação Integrada e Dinâmica “pretende divulgar o que a ciência conhece sobre a biologia da zona entremarés rochosa, para que a sua importância seja mais bem compreendida e a sua conservação mais respeitada e promovida, estimulando a cooperação entre escolas do litoral com a distinção Escola Azul e escolas do interior sem esta distinção”, acrescenta o comunicado.  

Este é um projeto promovido pela Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz, tendo como parceiro o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, através do Politécnico de Leiria, da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Universidade de Évora. O projeto é financiado pelo programa Crescimento Azul do EEA Grants.

Para saberes mais clica aqui.