“É com muito gosto que vos damos as boas-vindas a mais um encontro G-icom”. Foi com estas palavras que o CEO e fundador da Revista Forum Estudante, Rui Marques, inicou mais uma edição deste encontro anual de representantes de gabinetes de comunicação e imagem das instituições de ensino superior. Lembrando o caminho realizado até ao momento, Rui Marques destacou a importância deste momento, que descreveu como uma oportunidade de “relação e de alinhamento”, bem como de “ganhar ânimo, energia e foco para o nosso trabalho”.

Em 2024, o foco do G-icom estará no papel e potencial das ferramentas de inteligência artificial generativa no ensino superior e, particularmente, na comunicação realizada com os estudantes. Para Rui Marques, será fundamental uma utilização integrada deste potencial tecnológico: “O que nos distinguirá, no processo educativo, das máquinas mais poderosas, já é e será a capacidade relacional”.

 

 

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Politécnico de Tomar, João Coroado, que destacou a importância do trabalho realizado ao longo dos próximos dois dias, tendo em conta a relevância de dar resposta rápida às mudanças que existem no mundo. A missão e atividade dos representantes de gabinetes de imagens e comunicação, acrescentou, é muito importante, ao tornar o Ensino Superior mais atrativo para os estudantes.

A fechar a sessão de abertura, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Maria, em Tomar, Celeste Sousa, deu também os parabéns aos presentes pelo trabalho realizado. “Cada vez mais, é difícil viver num mundo tão complexo”, reforçou, destacando a importância de trabalhar a motivação dos estudantes, de forma integrada.

 

 

Depois de uma primeira intervenção do administrador da grupo Press Forum, Félix Pinéu, o primeiro painel focou as formas como as instituições de ensino superior podem comunicar com os jovens em 2024. Fernando Baptista, da agência de comunicação Do It On, deixou algumas pistas e reflexões que podem orientar o trabalho dos gabinetes de imagem e comunicação.

O resto do dia de trabalho será dedicado às ferramentas de Inteligência Artificial, detalhando algumas das formas como podem ser rentabilizadas pelas instituições de ensino superior na sua comunicação. Depois de uma primeira sessão expositiva, será realizada uma masterclass com exemplos práticos de criação de conteúdos.