A 17 de setembro, celebra-se o Dia Internacional do Microrganismo e a Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, assinala a data com a realização do evento público “Micróbios e Histórias de Encantar!”. A sessão, dirigida a estudantes, investigadores e à comunidade, pretende mostrar como os micróbios influenciam a vida e como é importante levar a ciência até cada cidadão. O encontro está agendado para as 16h00 e tem lugar no novo Edifício de Biotecnologia, na Foz do Porto.  

Microbiologia para todos, os segredos de uma boa comunicação” é o primeiro painel deste evento, que contará com o debate de ideias de José Manuel Azevedo, especialista em comunicação de ciência e docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Tim Hogg, especialista em microbiologia e docente da ESB, sob moderação de José António Couto (docente da mesma instituição).

O segundo painel conta com a participação de jovens investigadores, que irão apresentar temas tão sugestivos como “A influência da microbiota no sistema nervoso” ou “O labor dos micróbios na limpeza de esgotos”, entre outros. O evento integra, ainda, a apresentação do novo concurso nacional “Comunicação de ciência em microbiologia”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia. A entrada é livre, mas carece de inscrição prévia. Mais informações disponíveis aqui.