No dia 11 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, celebra-se o dia internacional das mulheres e das raparigas na ciência. Neste evento pretende-se debater a desigualdade de género na ciência e os desafios que as mulheres cientistas enfrentam. Sonia Antón (Centro de Física da Universidade de Coimbra), Inês Lynce (Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa) e Ana Rute Domingos (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) são as investigadores que marcarão presença. 

Também será realizada uma mesa-redonda sobre o tema "Pergunta-me o que é ser cientista", às 15h00, no Auditório José Mariano Gago onde estarão duas jovens estudantes universitárias: Marta Vasconcelos, aluna de Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico, e Maria Teresa Correia, estudante de Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a falar sobre as suas escolhas na carreira cientifica. 

O Pavilhão do Conhecimento vai encher-se de cor, quizzes e experiências desenvolvidas por mulheres investigadoras, com vários adereços à disposição dos visitantes para que possam vestir a pele de um investigador e imortalizarem o momento numa foto tirada numa cabine científica do museu. 

O dias das mulheres da ciência não será apenas celebrado na capital, a Universidade do Porto, também recebe a exposição " E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência", que assinala o contributo de 12 mulheres portuguesas. 

Consulte o programa completo, aqui.