A III Convenção Anual de Administração Pública tem como mote “A Era Digital na Administração Pública”, uma iniciativa dos estudantes da licenciatura em Administração Pública da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, que decorre esta sexta-feira, dia 1 de março.
«Esta iniciativa dá palavra a um conjunto de oradores de prestígio nas áreas política e académica, e com intervenção na sociedade civil, que vão contribuir para uma reflexão para a ação, no âmbito da evolução tecnológica e digital atual, através da interdisciplinaridade de saberes e vivências», revela Eugénio Lucas, professor e coordenador da licenciatura em Administração Pública da ESTG.
A sessão de abertura conta com as intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria (a confirmar). A secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Maria de Fátima Fonseca, aborda a temática da era digital na administração pública, com a moderação de Eugénio Lucas. Segue-se a intervenção de Rui Rocha, membro da Comissão Política Nacional do PSD, com o mote “Desmaterializar para aproximar”.
Às 11h30, Henrique Vicente, professor auxiliar da Universidade de Évora, analisa o tema “A Administração Pública e a Inteligência Artificial – um desafio para o século XXI”, e Pedro Ramos, diretor de Recursos Humanos da TAP, aprofunda a questão “Leadership 4.0 – o futuro dos líderes ou os desafios das lideranças?”. Após um breve debate, o diretor da ESTG, Carlos Capela, encerra esta terceira edição da Convenção.