Até 2030, a Geração Z ou Gen Z (os nascidos entre meados da década de 90 e o início dos anos 2000) deverá representar um terço da força de trabalho, estima a Adecco. 10 anos depois, esta geração ocupará cargos e posições de liderança em organizações de todo o mundo. Contudo, no presente, num momento crítico para o início das suas carreiras profissionais, estes jovens foram obrigados a adaptar-se rapidamente a um novo mundo de trabalho após o início da pandemia da Covid-19.

É precisamente com o intuito de refletir sobre o impacto que a pandemia terá na entrada dos jovens no mercado de trabalho que o Grupo Adecco, a Forum Estudante e o Consórcio Maior Empregabilidade realizam mais um webinar do ciclo de conferências que organizam em conjunto. Em específico, o foco deste webinar estará nas competências mais valorizadas pelos empregadores no período pós-pandemia.

 

 

 

Nesse sentido, a organização convida todos os estudatnes à procura do primeiro emprego, pais, professores e público em geral para este debate que "poderá mudar as perspetivas de fututo de quem está à beira de abraçar o mercado de trabalho pela primeira vez". No total, o webinar terá a duração de uma hora e meia, tendo início marcado para amanhã, 22 de fevereiro, a partir das 17h00. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

O evento conta com a participação da Diretora de Recursos Humanos da Adecco Portugal, Vânia Borges, da General Manager Portugal da GSK Consumer HealthCare, Mariana Carvalho Real, da Head of Careers & Talent da Universidade Católica, Maria João dos Santos e do vencedor do desafio Adecco Portugal CEOForOneMonth 2021, Miguel Toscano.


Webinar sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho e o impacto da pandemia nessa transição realiza-se amanhã, a partir das 17h00. Inscrições disponíveis aqui.

De acordo com um estudo do Grupo Adecco, devido à pandemia da Covid-19, 26% dos estudantes do ensino superior foram retirados dos seus estágios e 28% dos finalistas viram as ofertas de emprego para recém-licenciados rescindidas. "Estes são números que realçam como a Gen Z sofreu objetivamente com a falta de oportunidades de acesso a ambientes de trabalho e de aquisição de competências críticas tanto para o seu desenvolvimento profissional como pessoal, tais como colaboração, tomada de decisões, e resolução de problemas", destaca a Adecco, em comunicado enviado às redações, destacando a importância de que a sociedade e os jovens sejam capazes de ultrapassar estes obstáculos. 

Para saber mais sobre o ciclo de conferências organizado pelo Grupo Adecco, a Forum Estudante e o Consórcio Maior Empregabilidade, clica aqui.