A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) recebe, no dia 8 de novembro, uma conferência de Salikoko Mufwene, durante a 5.ª edição das Lisbon Lectures in the Humanities (LLH). 

A intervenção terá como título «Making Sense of the Ecology of Language and Linguistic Ecosystems». Salikoko Mufwene é "conhecido pelo estudo dos aspetos formais, sociais, evolutivos, antropológicos e ecológicos da língua", destaca a FLUL, em comunicado. 

 

 

Recuando até ao momento em que a comunicação sem língua se transformou na comunicação através de uma língua, acrescenta a mesma fonte, Salikoko Mufwene "virá contar a história [da língua] da frente para trás, começando por relatar o aparecimento dos crioulos e como isso nos incita a revisitar hipóteses tradicionais da linguística genética relativamente à especiação linguística, recuando desse ponto até ao modo como se deu a evolução desde o aparecimento das línguas primordiais na filogenia humana”. 

A entrada nas LLH é livre, mas sujeita a inscrição prévia, sendo a participação limitada à capacidade da sala. Para garantir o teu lugar, clica aqui