A Associação Académica da Guarda (AAG) anunciou a criação da "Academia Apoia", um novo apoio para estudantes com dificuldades financeiras. No total, serão atribuídas dez bolsas de apoio social, no valor de 250€ cada, aos estudantes com dificuldades financeiras. O objetivo passa por "atenuar os efeitos económicos da pandemia da Covid-19 e evitar que os estudantes desistam de prosseguir os estudos", revela a AAG.
“Os rendimentos mensais de muitas famílias baixaram devido à pandemia da Covid-19 durante os últimos meses", destaca o presidente da AAG, Pedro Lopes, antes de acrescentar: "Isso fez com que tivéssemos recebido muitos relatos de alunos com dificuldades financeiras”.
Nesse sentido, as bolsas "Academia Apoia" foram criadas para que "nenhum estudante do IPG tenha que abandonar os seus estudos ou adiar os seus sonhos por falta de recursos”, acrescenta o dirigente associativo. A bolsa “Academia Apoia” destina-se a estudantes inscritos no Politécnico da Guarda e que, devido à pandemia, viram os seus rendimentos baixarem significativamente.
As candidaturas às bolsas da AAG estão abertas até ao dia 13 de maio aos estudantes – de licenciatura e de mestrado – das quatro escolas do Instituto Politécnico da Guarda. “São 250€ que poderão fazer a diferença na vida dos estudantes: podem ser utilizados em portáteis, alimentação, transportes, despesas escolares ou habitação”, afirma Pedro Lopes.
Recorde-se que, de acordo com um estudo recente promovido por 11 associações académicas, 25% dos estudantes do Ensino Superior afirmam ter dificuldades em suportar os custos para prosseguir os estudos, sendo que 7% ponderam abandonar os estudos.
Este novo apoio poderá ser acumulável com as bolsas da Direção-Geral do Ensino Superior ou outros de que os estudantes beneficiem. Podes conhecer o regulamento aqui.