O Teatro Nacional D. Maria II e o Grupo Ageas Portugal lançam a primeira edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II. O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II é um galardão de caráter anual que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, motivando os jovens a desenvolverem o seu percurso profissional neste setor.  

O prémio, no valor de 5000 €, será atribuído a um profissional de teatro, que tenha até 30 anos de idade (completos até 31 de dezembro de 2019), e cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano de 2019. O vencedor, eleito por um júri composto por 15 profissionais do setor, será anunciado no próximo Dia Mundial do Teatro, a 27 de março de 2020.  

O júri do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II é constituído por quinze profissionais, representativos de diversas áreas associadas ao meio artístico e cultural português: Albano Jerónimo, Álvaro Correia, Beatriz Batarda, Carlos Avilez, Catarina Barros, Cristina Carvalhal, Inês Barahona, John Romão, José António Tenente, Marta Carreiras, Mónica Garnel, Nuno Cardoso, Rui Horta, Rui Pina Coelho e Tónan Quito. 

Segundo Tiago Rodrigues, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, “é de extrema importância a criação de um Prémio anual, atribuído por um júri de pares, que dá expressão ao modo como a comunidade teatral portuguesa valoriza os jovens criadores.” Para Inês Simões, Diretora Comunicação Corporativa e Marca do Grupo Ageas Portugal, “Este prémio é mais um passo do Grupo Ageas Portugal no incentivo do trabalho artístico, neste caso, no âmbito teatral. É também uma das muitas iniciativas do Grupo Ageas Portugal no apoio a jovens talentos, que noutros projetos estendemos a áreas tão variadas como as artes, a literacia, projetos sociais ou mesmo na área do desporto.” 

Na avaliação dos artistas selecionados para este Prémio Revelação, serão tidos em conta critérios como a qualidade da sua prestação artística no ano a que se refere o prémio, o contributo da sua prestação artística para o desenvolvimento e fortalecimento da área teatral, a capacidade de crescimento e valorização da sua carreira, nacional e internacionalmente e a introdução de elementos de inovação ou diferenciação na sua prática profissional.

O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II é uma das iniciativas desenvolvidas em parceria entre o D. Maria II e o Grupo Ageas Portugal, no âmbito de uma parceria a três anos entre as duas entidades, anunciada em maio deste ano, que tem como objetivo de fortalecer o serviço público de cultura prestado pelo Teatro.

(Foto: Foto Filipe Ferreira)