Depois da aprovação do orientador e da entrega da dissertação, chegas ao último passo para concluíres o mestrado, o momento em que tens de a defender perante um júri. O primeiro ponto importante é perceberes que, provavelmente, és a pessoa que sabe mais sobre aquele trabalho. Por isso vai com calma e com confiança no trabalho que andaste a elaborar durante meses.

À hora marcada, o presidente do júri abre a defesa e diz quanto tempo tens para apresentar o trabalho. Depois da apresentação segue-se um período em que os vários elementos do júri colocam as perguntas. Deixamos aqui algumas dicas para que te prepares da melhor forma! 

#1 Preparativos

Procura relaxar antes da defesa e ter bem claros os principais pontos do trabalho para poderes argumentá-los quando fores interpelado. Podes até tornar este momento menos tenso se antecipares aquilo que ocorrerá durante a mesmo.

É sempre interessante assistir a uma defesa do grau que estás prestes a obter antes de defender a tua dissertação para saberes como são os procedimentos. Se for possível, assiste a defesas cujos trabalhos possuam temas próximos ao teu ou cujo painel seja composto por professoras que estarão na tua defesa, assim poderás conhecer o estilo de argumentação deles.

É aconselhável que escrevas a apresentação do trabalho que antecede a defesa para que não excedas o tempo determinado e não te percas na argumentação. Caso faças parte de um grupo de pesquisa, faz uma “defesa teste” antes da defesa oficial para antever questões que poderão ser apontadas pela banca a partir da arguição dos colegas do grupo sobre o trabalho. Caso não faças parte de nenhum grupo, podes fazer este teste com o teu orientador ou amigos que tenham conhecimento sobre o trabalho e área de pesquisa. 

defesa2compressed

#2 Apresentação

Geralmente é dado ao aluno de mestrado entre de 15 a 20 minutos para fazer uma breve apresentação sobre o seu trabalho e trajetória de pesquisa antes da arguição da banca. Certifica-te com antecedência acerca do tempo que terás para esta apresentação.

Inicia a apresentação agradecendo à presença do juri, já que sem eles a defesa não seria possível. Após os agradecimentos, apresenta sucintamente a tua trajetória de pesquisa e resultados obtidos, procurando ressaltar pontos cruciais à contextualização do trabalho, mas sem entrar em detalhes muito específicos. Lembra-te que a banca já leu a tese e já tem uma opinião fundamentada sobre ela. Esclarece brevemente questões cruciais: Como surgiu o interesse pelo tema?; Como chegaste ao problema central da pesquisa?; Que avanços e descoberta foram feitos?; Que dificuldades foram encontradas? Como foram (ou não) superadas?

Em muitos casos a defesa é aberta ao público e é possível convidar amigos e parentes para dar apoio neste momento. Lembra-te, no entanto, de alertá-los para o código de conduta da defesa, uma vez que a mesma exige silêncio total e não permite que os que assistem manifestem opiniões ou façam perguntas durante o processo.

#3 Defesa

No dia da defesa, não te esqueças de levar contigo uma cópia da tese com a mesma paginação da cópia enviada, já que serás questionado acerca de pontos específicos do texto e precisarás de lê-los durante a defesa para sustentar os argumentos ou esclarecer dúvidas.

Procura responder às questões do juri de acordo com o que foi apresentado no trabalho, sabendo reconhecer aquilo que não pôde ser contemplado e justificando os pontos deixados de fora. Lembra-te também de conectar as lacunas deixadas com futuros projetos de pesquisa que possas ter em vista para demonstrar que tens domínio sobre o mesmo. 

defesa3compressed


Diante de uma pergunta que não saibas responder, não fiques apavorado. É completamente normal e até mesmo esperado. Considerando-se que cada membro da banca enxerga a tua tese de acordo com o ponto de vista das pesquisas que realizam, é natural que alguma pergunta (e até mesmo mais de uma) fuja ao espectro daquilo que trabalhaste até ao momento. Nestes casos, reconhece o teu desconhecimento e, se possível, procura reenquadrar e responder a questão dentro de uma perspetiva que te seja familiar, justificando sua escolha metodológica.

Anota as observações feitas pelos membros da banca referente às revisões solicitadas para não esqueceres. Antes de fazeres tais alterações, discute com o teu orientador sobre a centralidade destas questões, uma vez que, muitas vezes, o tempo dado para a revisão da dissertação é curto e algumas observações feitas pelos membros da banca são mais pertinentes ao enquadramento de pesquisas futuras do que a modificações do trabalho apresentado.

Por fim, tem em mente que as observações e sugestões do juri não são críticas pessoais, mas críticas construtivas que têm como principal objetivo ajudar-te a melhorares a qualidade do teu trabalho e escolher caminhos para pesquisas futuras.

Boa defesa!