Será no Serviço de Formação Profissional do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal que todas as provas terão lugar. Quase 400 jovens vão disputar o título de campeão nacional nas suas profissões e garantir presença no Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá, em setembro deste ano, em Graz, na Áustria, bem como na 46ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, em Xangai, na China, em setembro de 2021.

Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) é a entidade responsável pela organização destas provas, contando, este ano, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal. Em comunicado, o IEFP salienta que os objetivos desta competição passam por "chamar a atenção para a importância da formação profissional", bem como "divulgar a qualidade da formação em Portugal".

 

Esta será a 44ª edição desta competição aberta ao público, com entrada livre: 10 de fevereiro (das 13h às 18h), 11 e 12 fevereiro (entre as 09h e as 18h) e 13 de fevereiro das (09h às 13h). Para além das provas o público pode ainda assistir às atividades paralelas de animação.

O programa inclui seminários cujas temáticas irão abordar questões relevantes no domínio da formação, como a orientação profissional, a igualdade de género na escolha das profissões, bem como a evolução das profissões e as exigências do mercado de trabalho.

Podes encontrar mais informações sobre esta competição e toda a história dos Campeonatos em https://worldskillsportugal.iefp.pt/

 


 

Alguns números do Skills Portugal | Setúbal 2020

8.000 m2 de espaços oficinais, devidamente equipados
7 regiões de Portugal, representadas por 400 jovens profissionais
44 profissões a concurso, estruturadas por 6 clusters profissionais (listadas no final deste memorando)
376 concorrentes (estimativa 380, com participantes estrangeiros):
17 Entidades Formadoras
4 Escolas de Hotelaria e Turismo