Depois de, no dia 23 de junho, dez jovens “aspirantes a CEO” terem apresentado as suas ideias de recuperação de negócio num mundo pós-Covid, a estudante de 21 anos, Beatriz Henriques, foi escolhida como a grande vencedora nacional do programa internacional do Grupo Adecco "CEO for One Month". Desta forma, a estudante de Gestão na Católica Lisbon School of Business & Economics teve oportunidade de acompanhar, durante 4 semanas, a CEO da Adecco Portugal, Carla Rebelo, bem como conhecer os vencedores do programa em outros países. Uma experiência que, destaca a estudante, foi enriquecedora a vários níveis.

 


 

Comecemos pelo início, Beatriz. O que é que te levou a participar no programa "CEO for One Month" da Adecco?

Soube da existência do programa através de um amigo, já no ano passado. Mas decidi candidatar-me apenas este ano. Achei que fazia sentido entrar num programa deste tipo num final de ciclo de estudos, no meu caso, da licenciatura. E realmente sinto que estava melhor preparada para participar do que há um ano atrás. Sou uma pessoa que gosta de desafios e vi neste programa uma forma de enriquecer o meu percurso e de entrar no mercado. Acaba por ser um programa bastante completo e atrativo. Ao dar a possibilidade de conhecer uma empresa no seu todo, uma vez que não nos fecham as portas a nada, esta iniciativa dá-nos aquele conhecimento extra que não é tão fácil de obter na faculdade. Estar com a CEO do grupo em Portugal, Carla Rebelo, durante 4 semanas, pela qual tenho bastante admiração, também contribuiu para me sentir mais rica, uma vez que ganhei competências e cresci.

 

Essa admiração chegou no âmbito do programa ou já tinhas um conhecimento prévio da Adecco?

Quando me candidatei, fiz uma pesquisa sobre o objeto da Adecco e as suas características. Agora, depois do programa, tenho uma visão muito mais abrangente do que é a empresa e do mercado em que opera. A admiração pela Carla foi crescendo à medida que o programa avançou. No início, conhecia apenas um currículo. Aos poucos, fui conhecendo a forma como lida com as pessoas, como lida com o dia a dia, na empresa. São competências de que só temos perceção numa experiência destas características, quando se acompanha realmente alguém.

 

 

 

Podes descrever as várias fases da tua participação?

Depois de ter sido chamada para uma primeira fase de seleção que envolvia uma entrevista, passei para um bootcamp online com 10 concorrentes. Penso que foi uma oportunidade bastante interessante: havia pessoas com outro tipo de experiência, também mais velhas, e fica sempre aquela dúvida: “será que vou passar ou não?” (risos). Acabei por passar ao top 3 final, que envolvia uma entrevista final com a CEO. No final, achei que a entrevista tinha corrido bem, mas não sabia bem o que esperar. Fiquei muito contente por ter vencido.

 

Depois desse percurso, o que é que sentes como mais importante? O que é que vai ficar contigo?

Neste programa, aprendi imensas coisas. Essencialmente, aprendi a ser uma pessoa mais dinâmica, no que toca à minha comunicação e interação com o meio profissional. Por exemplo, a ser mais ativa no LinkedIn ou fazer contactos internacionais. Aprendi a importância que tem sabermos comunicar e, em específico, saber transmitir o que somos. O programa é bastante completo, nesse sentido. De certa forma, somos postos à prova em contextos bastantes diferentes. Não se trata apenas de acompanhar um CEO, há trabalhos para entregar, debates para participar... Isso faz-nos sair da zona de conforto, trabalhar as nossas competências e crescer.



Conhecida a vencedora do programa da Adecco "CEO for One Month"

Beatriz Oliveira é a grande vencedora da edição de 2020 do programa "CEO for One Month" da Adecco em Portugal. A estudante acompanhará agora a CEO da Adecco Portugal, Carla Rebelo, durante 4 semanas.


 

 

De que forma é que pensas que essa riqueza pode ter impacto no teu futuro profissional?

Penso que este programa, aos nos abrir as portas da empresa, permite-nos perceber toda a hierarquia de valor, comunicar com várias personalidades, perceber como uma organização está estruturada e como obtém os resultados que obtém. É uma experiência, nesse sentido, bastante diferenciadora. Foi algo que me desenvolveu bastante e aconselho todos a fazerem a candidatura. É uma excelente maneira de nos desenvolvermos a nós próprios.

 

 


«Ter a sensibilidade para conseguir motivar todas as pessoas é um dos principais ensinamentos que levo da minha participação»
Beatriz Henriques, vencedora do programa "CEO for One Month" da Adecco em Portugal 2020


 

 

O que é que te surpreendeu mais naquilo que é o dia a dia de um CEO?

O que mais me surpreendeu foi a forma como a Carla comunica com as pessoas e transmite a sua mensagem. É uma tarefa difícil, ter de lidar com diferentes personalidades e formas de ver as coisas. Essa capacidade de saber adaptar a forma de comunicar, ajudou-me muito a perceber que a Adecco, tal como todas as organizações, é feita de pessoas e que as pessoas é que fazem as diferença. Ter a sensibilidade para conseguir motivar todas as pessoas é um dos principais ensinamentos que levo da minha participação.

 

Que outras formas de crescimento te proporcionou este programa?

Este é um programa internacional e essa dimensão também nos proporciona uma grande aprendizagem. Tenho amigos, atualmente, em vários pontos do Mundo. Acabei até por descobrir que tenho amigos em comum com o participante do Canadá, por exemplo (risos). Este networking e este conhecimento também acaba por ser outra das formas de garantir o nosso crescimento, no âmbito desta experiência.