Se acabaste agora a tua licenciatura e andas à procura do teu emprego de sonho, fica sabendo que “O talento não é tudo”, é o que nos diz o livro de Geoff Colvin.
Em 1978, dois homens de 22 anos partilhavam um cubículo na Procter & Gamble, não eram particularmente inteligentes ou ambiciosos, passavam o dia a escrever notas que depois iam para o lixo, ao estilo basquetebol. “Fomos eleitos os dois funcionários com menos hipótese de sucesso”. Actualmente, estes dois homens, antes de fazerem os 50 anos serão os presidentes da General Electric e da Microsft.
Como chegaram lá? O que os distingue dos melhores do mundo? Trabalho árduo? Talento? Nem por isso…
Uma edição Lua de Papel
O que eles precisaram mesmo foi de “prática deliberada”. E o que é isso? É o que revela este livro em detalhe e como a podes aplicar em qualquer situação, para assim causares o efeito que tanto desejas. E, quem sabe? Teres o emprego de sonho que tanto ambicionas-te durante todos estes anos de estudo.
O conceito, como veremos neste livro, é muito questionável. Geoff Colvin, editor da revista Fortune, passou anos a estudar o desempenho e a entrevistar alguns dos melhores performers do mundo. Munido da melhor ciência que se produziu sobre o tema, chegou a uma conclusão: não é o talento ou o trabalho que conduzem à perfeição, mas antes um esforço altamente focalizado, a que os cientistas chamam "prática deliberada". Em "O Talento Não É Tudo", o autor desmonta uma série de mitos sobre o sucesso, revela em detalhe o que é a "prática deliberada" e como pode ser aplicada em qualquer situação - do desporto à gestão, da alta finança ao xadrez.