-2 minutos

Todos sabemos que o intervalo começa antes do intervalo. Os últimos dois minutos da aula são normalmente reservados a pensar em todas as coisas que vamos fazer durante os próximos quinze minutos. E que acabamos por não fazer. O que prova como a distração pode ser um desperdício de tempo. Mas não nos precipitemos. Vamos por partes.

class

Estudante durante os últimos dois minutos de aula, refletindo sobre *cof cof* fisicoquímica

 

2 minutos

Nos primeiros dois minutos, tudo parece possível. A Escola é um Mundo de possibilidades: pode ser desta que declaramos o nosso amor, pode ser desta que marcamos o golo que recordaremos para sempre ou que tiramos a selfie que bate o record de likes. O intervalo é do tamanho dos nossos sonhos: grande, gigantesco. E ai de quem nos diga que não é possível.


backlit dawn foggy friendship 697243

Na imagem, um grupo de colegas de turma durante os dois primeiros minutos do intervalo

 

9 minutos

Depois do sonho, a obra. Os primeiros sete minutos são caracterizados pelo entusiasmo inicial – fase tão habitual nos mais diferentes âmbitos da vida. Tudo corre às mil maravilhas: as piadas têm piada, os cruzamentos são teleguiados e os filtros do insta parecem mais belos. Não só nada é impossível como, nos primeiros 9 minutos do intervalo, tudo parece possível.

beautiful blur bouquet carefree 573302

Estudante aproveita os primeiros 7 minutos de intervalo, no Agrupamento de Escolas de Nárnia

 

10 minutos

A pressão do tempo é, infeliz e provavelmente, uma das grandes provas por que passarás na vida. O intervalo não é exceção. Há uma triangulação a meio-campo que falha. Engasgaste-te quando recitavas um verso de amor. Ou então ainda estás na fila para comer um croissant com manteiga e fiambre e sentes-te estagnado. Até podes marcar ou conseguir pequenas vitórias. Mas todas trazem o amargo sabor de final de intervalo.

man wearing a jacket sitting on brown wooden crate 594610

Estudante reflete sobre a inexorabilidade do tempo, enquanto considera as suas opções para o lanche

 

15 minutos

A campainha é impiedosa: não olha ao contexto nem à necessidade. Até podias seguir isolado para a baliza ou estares prestes a dizer as palavras mágicas. A campainha não vai perdoar. Procura apenas fazer o melhor: chuta do meio campo ou arrisca um beijo inesperado. Se nada funcionar, já sabes: podes tentar no próximo intervalo.

action activity adult athlete 262506

Nota: A opção "chutar do meio campo" não se aplica a guarda-redes. Já o "beijo inesperado" será uma opção vencedora.