Como está a viver este regresso a França?
Está a ser incrível. Definitivamente. O país está algo diferente, contudo. Como assim, já não há rei? Só falta dizerem-me que também não há sol. O que aconteceu à minha amada monarquia absolutista?
Não está a par da Revolução Francesa?
A minha França? Revolucionária? Estou muito confuso, mas se o povo está feliz. O Estado já não sou eu e ainda bem.
Veio para os Jogos Olímpicos?
Claro! A mistura de povos, a demonstração das capacidades físicas do homem, a superação. Um triunfo da sociedade moderna, a meu ver. Vejo que no final eles recebem uma coroa, mas se não é de ouro não quero.
E qual é o seu desporto favorito?
Vim mais pela esgrima, arco e tiro. É já um hábito meu, gosto de ver outros a lutar por mim e pelo meu país. Desconhecia certas artes de combate, as ditas “artes marciais”. Judo, karaté, taekwondo também me parecem desportos interessantes, caracterizados pela valentia e nobreza dos seus combatentes. Sabe se por acaso tem competições de poesia ou música?
Não, mas há provas de atletismo.
Ó, sim! O triunfo do homem. A força, a precisão, a destreza. Aposto que a minha França é uma nação olímpica e a mais medalhada da história.
Isso seriam os Estados Unidos da América. Conhece o país?
Felizmente, estive a estudar a nova geografia do Globo. A Nova França agora faz parte de um país que é o Canadá, mas os Estados Unidos da América é um triunfo que me deixa feliz. Venceram os ingleses, essa pedra no meu sapato.
A rivalidade com a Inglaterra continua a ser algo muito que vive intensamente?
Claro! Somos inimigos naturais! Espero que percam em todas as competições e que França mantenha a sua supremacia atlética! Somos um povo de conquistas, vitórias, triunfos gloriosos…
Peço desculpa, mas…
(interrompe) audazes, aventureiros, arrojados…
O Reino Unido (onde está incluída a Inglaterra) é a 4ª nação mais medalhada.
Sim, mas as Irlandas já não estão unidas, isso certamente é um lapso.
A França no somatório dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno encontra-se em 6º lugar. Lamento.
Mas certamente nós temos mais ouro…
Também é o Reino Unido, 297 contra 264.
(indignado) Vamos terminar por aqui.