#1 Atrás do pavilhão

pavilhao  Escola

Eis o clássico dos clássicos. “Atrás do pavilhão” é daquelas frases que, entretanto, ganhou um gostinho vintage, tal a quantidade de estudantes ao longo dos anos, lá marcou encontros, trocou cromos, disputou competições, entre outras coisas. Atrás do pavilhão, vão ser guardados para sempre os risos e lágrimas de gerações: das piadas inesquecíveis às conversas que nos fazem crescer – tudo cabe na sombra do pavilhão.

 

#2 O Portão

red school blur factory 451

O portão é, de certa forma, um enigma. Como qualquer porta ou seu derivado, a sua função é ceder passagem a quem entra ou sai. Tudo certo. Contudo, muitas vezes, são mais os que utilizam o portão como de outra forma, fazendo da entrada da escola a sua sala de estar. A explicação é simples, na verdade. Toda a gente tem de passar pelo portão. E toda a gente gosta de saber onde está toda a gente.

 

#3 Escadas (em geral)

arches hallway inside building 2261166

Para além de extremamente úteis no que toca a subir e descer, as escadas guardam ainda uma função secreta que, habilmente, muitos grupos utilizam a seu proveito. Isto porque, como qualquer pessoa poderá comprovar, dois degraus são, muitas vezes, o mais confortável dos sofás. Juntem-lhe um sol agradável, uma brisa primaveril e a companhia certa: melhor que muitas espreguiçadeiras.

 

#4 Árvore (em particular)

apple tree 6035 Escolas

A árvore. Não falamos de uma árvore qualquer mas sim d’A árvore. Aquela que se destaca num qualquer pátio e que leva as pessoas a dizer: “vou até À árvore”. Normalmente, trata-se de um espécime de idade avançada, de tamanho considerável e que, por isso, fornece caridoso abrigo para chuvadas ou raios solares abrasadores. Corajosa, A árvore ainda oferece o tronco as dedicatórias de amor, seja a namorad@s ou clubes. Por tudo isso, o nosso obrigado.