Um estudo do Instituto de Planeamento e desenvolvimento do Turismo (IPDT) sobre intenção de férias revela que, ao contrário do que é habitual, este ano a maioria dos portugueses não vai gozar férias entre Junho e Setembro.

A conclusão é do estudo “Avaliação da intenção de férias para o Verão de 2010 de residentes em Portugal Continental”, elaborado pelo IPDT. Através de 655 inquéritos telefónicos efectuados entre 28 de Abril e 24 de Maio, é possível concluir que pouco mais de 1/3 (35,6 %) vai fazer jus à tradição, repousando durante a estação mais quente do ano.

Em cada cinco turistas que garantem que vão gozar férias no Verão, quatro optam por fazê-lo fora da área de residência onde habitam. Quando chega o momento de escolher o destino, impera a máxima “vá para fora cá dentro”. Perto de metade dos turistas (49,7 %) optam por permanecer no território nacional, respondendo afirmativamente ao apelo lançado há dias por Cavaco Silva. O Algarve assume-se como o destino predilecto, com 17% dos turistas a rumar até ao sul do país em busca de sol e calor, seguido do Porto e Norte de Portugal (8,5 %) e da região Centro (5,9 %).

Apenas um quinto dos inquiridos (18,7 %) manifesta intenção de sair do país e conhecer outras culturas e costumes durante o período de férias. Espanha, França e Reino Unido são, pela referida ordem, os destinos internacionais com maior procura.

A crise económica e a contenção parecem ser os principais responsáveis pela previsível quebra, visto que o painel acredita, ainda assim, que o número de turistas pode ser igual ou até mesmo superior ao registado no ano anterior.

O IPDT é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como prioridade o ensino pós-graduado e a investigação aplicada no sector do turismo.